Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SUSTENTABILIDADE

Mais seis bairros de Santa Cruz terão coleta seletiva solidária

Foto: Lula Helfer

A coleta seletiva de lixo será ampliada em Santa Cruz do Sul a partir da próxima terça-feira. A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) passará a recolher em mais seis bairros: Ana Nery, Arroio Grande, Belvedere, Bonfim, Margarida e Monte Verde. No total, agora são 15 bairros com coleta seletiva solidária. “Com essa mudança, iremos atender mais de 50% da comunidade. Até o fim de 2020, a ideia é abranger toda a área urbana”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch.

Para conscientizar a população sobre o trabalho, nos próximos dois sábados, dias 23 e 30, uma equipe de 60 pessoas vai se dividr para visitar os novos bairros, distribuir materiais informativos e conversar com os moradores para explicar sobre o processo de coleta e reciclagem. “A coleta seletiva de lixo acontece no oposto à coleta convencional. Queremos que a comunidade se acostume à novidade, faça sua separação e destine nos dias e horários corretos”, reforça Jonathan Santos, do setor de comunicação da Coomcat.

Nas terças-feiras pela manhã, a coleta seletiva solidária vai percorrer os bairros Belvedere, Bonfim, Margarida e Monte Verde. Já nas terças-feiras à tarde, passará pelos bairros Ana Nery e Arroio Grande. “Agora nós contamos com o site www.coomcat.com.br, onde é possível encontrar todas as informações sobre nosso trabalho.”
O programa começou em Santa Cruz do Sul em novembro de 2012, com três bairros, e foi ampliado ao longo dos anos. Atualmente, de acordo com Santos, 25 pessoas trabalham com a coleta seletiva na cooperativa, em equipes externa e interna.

Publicidade

E os contêineres?
Os contêineres verdes da Conesul, espalhados pelas ruas da cidade, são exclusivamente para resíduos orgânicos. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, a população precisa se conscientizar de que esses espaços não são para resíduos recicláveis, os quais devem ser deixados ao lado do contêiner no dia da coleta seletiva. No Centro, por exemplo, a coleta ocorre todos os dias, de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã, tarde e noite.

E os orgânicos e não recicláveis?
Cascas de frutas e legumes, restos de alimentos e resíduos de podas de plantas podem ser aproveitados em composteiras domésticas para um adubo orgânico de qualidade. Outra alternativa é encaminhar ao sistema de coleta habitual de resíduos, de acordo com o dia e horário em que o caminhão percorre as ruas do bairro, ou ainda depositar nos contêineres verdes.
Outros resíduos não recicláveis, como papel higiênico, fio dental, madeira, papel engordurado e fraldas, devem ser destinados para o sistema habitual de resíduos da cidade.

Como separar e para quem destinar?

Publicidade

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) coleta resíduos recicláveis de papel, plástico, vidro e metal, como garrafas pet, jornais e revistas, caixas de papelão, garrafas de vidro, embalagens longa vida, isopor, sucata de metal e latas de alimentos e de bebidas.
A Coomcat agora também recolhe resíduos perigosos de óleo de cozinha saturado e eletroeletrônicos, como notebook, CPU, celular, fogão, carregador, monitores, televisores e micro-ondas, entre outros.
Para descartar pilhas, baterias, latas de tintas, medicamentos, chapas de raio-x, blisters, cartões magnéticos, pneus, lâmpadas, solventes e lubrificantes, a comunidade deve contatar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, pelo fone (51) 3713 8242.

Bairros atendidos pelo programa
Goiás: segunda e sexta-feira pela manhã;
Higienópolis e Santo Inácio: segunda e sexta-feira pela manhã;
Avenida e Universitário: segunda e quarta-feira pela tarde;
Independência, Renascença e Várzea: quarta-feira pela manhã e sexta-feira pela tarde;
Belvedere, Bonfim, Margarida e Monte Verde: terça-feira pela manhã;
Ana Nery e Arroio Grande: terça-feira pela tarde;
Centro: segunda a sexta-feira, pela manhã, tarde e noite.
Ponto de Entrega Voluntária (PEV): Rua Venâncio Aires, 1.415, no Centro de Santa Cruz do Sul. Telefones: (51) 3902 7669 e 99524 7693.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.