Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTEÚDO PATROCINADO

Empresa do Arroz Rei Arthur completa 60 anos de história

Foto: Bruno Pedry

A empresa Dickow Alimentos está sediada no município de Agudo

Há 60 anos, a Dickow Alimentos está presente na mesa dos brasileiros. Conhecida pelo arroz da marca Rei Arthur, a empresa conta com um moderno complexo de beneficiamento localizado em Agudo e investe na inovação para assegurar produtos cada vez melhores.

Quem passa pelo quilômetro 187 da RSC-287, em Agudo, impressiona-se com a estrutura composta de silos e pavilhões cercados por um jardim com grama bem aparada e palmeiras exuberantes. Na frente, um casarão em estilo germânico guarda parte da história do lugar.

Em um ambiente no qual passado e presente convivem em perfeita harmonia, funciona uma das principais indústrias de arroz do Rio Grande do Sul, a Dickow Alimentos. Fundada em 1959, a empresa completa 60 anos de uma história marcada pelo crescimento, inovação e constante busca pela qualidade em seus processos.

Publicidade

A estrutura é composta de silos e pavilhões cercados por um jardim

Com uma estrutura que inclui laboratórios e equipamentos de última geração, a Dickow Alimentos começou de forma modesta a partir da iniciativa de descendentes de imigrantes alemães, que mantinham um pequeno engenho para beneficiamento de arroz, atendendo principalmente as famílias vizinhas. No local também funcionavam um moinho de milho, uma serraria e comércio de produtos alimentícios e ferragens para suprir as necessidades dos moradores.

Ao longo das seis décadas, o engenho foi se estruturando e chegou ao posto de um dos maiores do Estado. Atualmente, com 150 funcionários e uma linha variada de produtos, incluindo o famoso Arroz Rei Arthur, a Dickow Alimentos tornou-se referência no segmento não só por sua estrutura técnica e operacional, mas também pelo vínculo e parcerias que estabeleceu ao longo do tempo, tanto com fornecedores como clientes. Graças a esse perfil, a empresa tem avançado no processo de modernização de sua área industrial, mas sem perder a sua essência familiar e comunitária.

Compromisso
Com a missão de produzir, industrializar e comercializar alimentos nutritivos, com tecnologia, produtividade e lucratividade em parceria com fornecedores e colaboradores, a Dickow Alimentos trabalha com o objetivo de garantir a máxima satisfação dos clientes e a sustentabilidade do negócio, com respeito ao meio ambiente e à comunidade. Para isso, tem como fio condutor sua política de qualidade, que envolve todas as etapas adotadas no dia a dia.

Publicidade

A história de uma família

Augusto Prehn e sua esposa Emma: casal foi responsável pela criação do engenho

Para conhecer a história da Dickow Alimentos é preciso voltar no tempo. Apesar de o registro oficial datar de 1959, as raízes da empresa são anteriores.

O dia 12 de junho de 1932 marcou a vida do jovem descendente de imigrantes Arthur Dickow. Natural de Paraíso do Sul, ele começara a trabalhar com Augusto Prehn, filho de imigrantes e proprietário de uma serraria e um engenho de arroz em Agudo.

Três anos mais tarde, Arthur casou-se com Lily, filha de Augusto. Da relação entre patrão e empregado à parceria entre sogro e genro, teria início uma das trajetórias mais prósperas daquela região. Trabalhando juntos, os dois tinham como meta a expansão dos negócios e não mediram esforços para atingir esse objetivo.

Publicidade

Arthur e Lily casaram-se em 1935

Graças ao comprometimento e resultados que vinham obtendo com a atividade, em 1949 Augusto e Arthur entrariam para a história ao adquirir um locomóvel, uma máquina a vapor que usava como combustível a própria casca do arroz. Com chaminé de 20 metros, a caldeira gerava energia elétrica que movia o engenho e ainda abastecia casas do entorno. A instalação da estrutura foi um marco para a região, que na época ainda estava integrada a Cachoeira do Sul, conhecida como a Capital do Arroz.

Arthur Dickow com dois de seus netos

Graças à ousadia dos empreendedores, a empresa deu um novo passo em sua trajetória, até que em 1959 foi registrada com o nome de Arthur Dickow & Filhos. Além do engenho de arroz, também contava com moinho, serraria e comércio. A família também possuía um salão de festas, famoso pelos bailes na comunidade. Esse salão, ainda conservado com detalhes daquela época, tem um valor sentimental importante para muitos casais de Agudo e região, que lá se conheceram. Todos os filhos de Arthur e Lily festejaram seus casamentos no lugar, assim como muitos outros casais. O prédio de 1910 ainda é usado em festas e eventos da empresa.

Linha do tempo

1910 – Construção do salão de baile (foto abaixo) da família Holweg, posteriormente adquirido e ampliado pela família Dickow.

Publicidade

1920 – Augusto Prehn estabelece o engenho, a serraria e o moinho de milho nesta década.

1932 – Arthur Dickow começa a trabalhar com Augusto Prehn.

1935 – Arthur e Lily, filha de Augusto, se casam.

Publicidade

1949 – Arthur e Augusto adquirem um locamóvel e constroem a chaminé (foto abaixo).

1959 – A Arthur Dickow & Filhos é registrada por Arthur e seus dois filhos mais velhos, Walter e Otmar.

1969 – A Dickow adquire o caminhão Scania (foto abaixo), que até hoje segue em operação. O veículo tem 50 anos e continua em plena atividade.

1973 – Incêndio destrói o antigo engenho (foto abaixo), a serraria e outras estruturas. As instalações tiveram que ser construídas do zero.

1975 – Registrada a primeira marca: Arroz Tio Arthur.

1978 – Começa o plantio de arroz em Dom Pedrito (foto abaixo).

1986 – O asfalto da estrada chega à frente da empresa.

1988 – Instalado o primeiro computador da Dickow, um Sigma XT.

1990 – Conclusão das obras do novo prédio administrativo.

1995 – Registrada a marca Rei Arthur.

2001 – Iniciada a implantação do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).

2002 – Encerradas as atividades da casa comercial da família.

2005 – Duplicação e modernização da indústria.

2009 – Fundação do Coral Vozes da Dickow.

2010 – A Dickow conquista a Certificação ISO 9001. A empresa instala linhas telefônicas e passa a contar com a internet fibra ótica, agilizando a comunicação e os processos internos.

2014 – Alterada a razão oscila para Dickow Alimentos Ltda.

2017 – Instalação de tombadores para cminhões de grande porte.

2019 – Modernização e ampliação da fábrica.

Qualidade acima de tudo

Empresa utiliza modernas técnicas e equipamentos de última geração

Para assegurar produto com padrão superior, empresa utiliza modernas técnicas e equipamentos de última geração, desde o recebimento ao beneficiamento dos grãos.

Nos armazéns da Dickow Alimentos estão toneladas de arroz provenientes de 1,5 mil produtores atendidos pela empresa em diferentes regiões do Estado. Os grãos em casca ficam armazenados até serem enviados para o beneficiamento.

Em um processo que prima pela qualidade e segurança alimentar, todo o carregamento que chega para ser armazenado passa antes por uma análise no laboratório. A coleta das amostras é feita diretamente no caminhão que vem da lavoura. Com o uso de um programa de computador específico, são analisadas características dos grãos, como variedade, percentual de umidade, quebrados e qualidade. Conforme o resultado, o produto é recebido e encaminhado para descarga. Tudo isso vai ser decisivo para as etapas seguintes, como o cálculo do preço a ser pago ao produtor.

Essa avaliação é fundamental também para a composição dos blends correspondentes a cada uma das variedades disponíveis no mercado, de acordo com as especificações da legislação. Hoje, quem adquire um produto com a marca Dickow Alimentos tem a certeza de que está levando para casa um arroz com padrão superior e diferenciado, que tem preservadas suas características nutricionais e orgânicas.

Gigante

Estrutura conta com tombador, um equipamento capaz de erguer um caminhão carregado

A área de descarga dos grãos conta com uma estrutura que impressiona pelas dimensões. Um dos destaques é o tombador, um equipamento capaz de erguer um caminhão carregado com toneladas de cereal. Em período de safra, esse sistema se torna um importante aliado da indústria, porque agiliza o processo de recebimento do arroz.

Produção própria
Além do arroz cultivado pelos produtores parceiros, os sócios da Dickow Alimentos mantêm lavouras de onde sai 30% da sua matéria-prima. Localizadas em Dom Pedrito, Lavras do Sul e Rosário do Sul, essas lavouras são destinadas ao cultivo de variedades nobres. Com o objetivo de assegurar produtos com padrão superior, os cuidados envolvem todas as etapas da produção, desde o plantio até a colheita.

Tecnologia faz a diferença

Sistema eletrônico de última geração faz a análise de todos os grãos beneficiados na empresa

Um passeio pela área de beneficiamento da Dickow Alimentos, que está em constante modernização, ajuda a entender como se dá a dinâmica do beneficiamento de arroz. Acima de tudo, mostra que, até o produto chegar à mesa dos consumidores, existe todo um processo que envolve as equipes de funcionários, pesquisa e tecnologia.

Com o propósito de assegurar produtos diferenciados e de qualidade a fim de atender as mais variadas faixas de consumidores e finalidades de uso, a empresa vem investindo em máquinas que tornam os processos mais ágeis e seguros. Nesse cenário, chama a atenção o sistema responsável pela seleção eletrônica de cada um dos grãos de arroz beneficiados no local.

Por exemplo, um pacote de cinco quilos contém aproximadamente 250 mil grãos, e cada um deles é analisado individualmente por câmeras de alta resolução combinadas com a iluminação a LED e um software específico, capazes de detectar defeitos a partir de 0,3 milímetros. Grãos opacos, escuros ou manchados são retirados. Pelo sistema de seleção passam somente os grãos brancos e translúcidos, que são os que apresentam melhor aparência e cocção.

O ambiente onde fica o seletor eletrônico de última geração opera de modo constante e lembra mais um laboratório de alta tecnologia ( foto acima). Ele pode ser comparado ao coração da empresa. Afinal, é a partir do trabalho ali realizado que se pode assegurar que o arroz estará de acordo com os padrões de qualidade.

Curiosidades
– O complexo industrial de Agudo conta com 33 silos para armazenagem dos grãos – em 1994 eram apenas dois. Junto ao prédio administrativo construído em 1990, foi instalada uma balança com capacidade para os maiores caminhões. Nos silos onde são mantidos os estoques de arroz, a temperatura é controlada em tempo real, pois o calor eleva o risco de desenvolvimento de insetos e prejudica a qualidade do produto.

– Quando um carregamento de arroz chega, o primeiro passo é realizar a coleta de uma amostra, que é analisada em laboratório a fim de certificar suas características para determinar o local de armazenagem e o preço a ser pago ao produtor.

– Depois, ao ser descarregado na indústria, o arroz passa por peneiras de pré-limpeza nas quais são removidas as impurezas como folhas e talos do arroz, galhos, lascas e outras matérias estranhas que podem vir da lavoura.

– Caso os grãos estejam “verdes” ou úmidos, eles são destinados para as secadeiras, onde ficarão até atingir a umidade adequada para armazenagem ou consumo. As máquinas são aquecidas com a queima da casca proveniente do arroz beneficiado.

– Se o arroz não for imediatamente descascado, ele ficará nos silos até o uso. Nesses compartimentos é realizado um controle de temperatura interna para assegurar a qualidade e conservação. Também são necessários cuidados para evitar a infestação de insetos ou a germinação do grão que fica na parte superior.

– A primeira etapa do beneficiamento é retirar a casca do arroz. Esse processo é interessante. O grão passa por dois roletes de borracha, que giram em sentidos contrários, em velocidades diferentes, para romper a casca.

– Após essa etapa, o grão segue para a câmara de casca, onde o arroz, ainda sem polimento, é separado da casca.

– Feito o procedimento, a etapa seguinte é o envio para o “separador de marinheiro”, um conjunto de bandejas em nível quase horizontal que faz o movimento de vai e vem para separar o arroz com casca do beneficiado. O que deixou de ser descascado volta para a usina.

– O saca-pedras é outro “filtro” utilizado na produção. Ele ajuda a retirar materiais que eventualmente tenham chegado até esse processo. As pedras, que têm maior densidade que o arroz, são separadas.

– O classificador cilíndrico faz a separação dos grãos brancos do “arroz vermelho”, uma variedade comum nas lavouras, mas indesejada na indústria. Por ter formato um pouco diferente, esse tipo de grão é retirado nessa peneira.

– O arroz segue para o brunidor vertical, onde os grãos, até então marrons, tornam-se brancos. O farelo resultante é utilizado para ração animal. O arroz integral não passa por esse processo, o que o torna mais nutritivo.

– Os grãos ainda passam pelo polimento com água potável. Nessa etapa, as impurezas são retiradas e o arroz adquire o tom brilhante. É graças a esse cuidado que não é necessária a lavagem antes do preparo. Basta tirar da embalagem e levar à panela.

– O processo ainda envolve a passagem dos grãos pelo Trieur. O equipamento separa os grãos inteiros dos que eventualmente se partiram nas etapas anteriores. Os quebrados podem ser usados na indústria no processo de dosagem, encaminhados para outras destinações como alimentação humana ou animal. O arroz quebrado ainda serve para produzir farinha, flocos ou até mesmo cerveja.

– Depois da triagem eletrônica, ocorre a etapa final, que é o empacotamento. Nessa fase também podem ser realizadas misturas de grãos quebrados para atingir a especificação de cada produto. O arroz então é pesado, embalado e recebe lote e data de validade. Os pacotes são acondicionados em fardos de 10 ou 30 quilos.

– A indústria opera no sistema just in time, por meio do qual o arroz embalado é embarcado quase imediatamente. No complexo industrial fica um pequeno estoque de produto acabado, e apenas aqueles de menor rotatividade possuem um estoque suficiente para alguns dias de embarque.

Uma grande equipe

A integração entre os colegas faz toda a diferença

O dia a dia da Dickow Alimentos costuma ser intenso. Afinal, para dar conta da demanda e assegurar que a produção atinja o padrão de excelência, é necessário que tudo funcione em perfeita sintonia.

Neste aspecto, a equipe de profissionais faz toda a diferença, o que é evidenciado pela integração entre os colegas que desempenham suas funções com objetivos em comum. Não é raro encontrar pessoas que estão há décadas na empresa e contribuíram para o crescimento ao longo destes 60 anos.

Foco na segurança alimentar

Investimentos na estrutura e na qualificação dos profissionais são constantes

Investimentos na estrutura e na qualificação dos profissionais são constantes e se refletem no padrão dos produtos que chegam ao consumidor. Os cuidados com a qualidade passam também pelo enquadramento nas normas sanitárias, exigência que não pode ser deixada de lado em empresas da área de alimentação.

É para isso, por exemplo, que novos maquinários feitos em inox e que facilitam a higienização foram instalados na indústria. Também com esse objetivo está em construção um refeitório com vestiários para os funcionários. O prédio ficará em uma área próxima ao complexo de beneficiamento, de acordo com as regulamentações dos órgãos sanitários para as indústrias alimentícias.

A busca pela pureza está presente em todas as etapas da produção. Por isso, além do seletor eletrônico de grãos, existem outros “filtros” pelos quais o produto passa antes de chegar à embalagem. Um deles, instalado em todos os aparelhos de empacotamento, tem a função de expulsar qualquer tipo de objeto metálico, por menor que seja, que eventualmente possa ter se desprendido de algum equipamento.

Fruto de pesquisas e investimentos, essas melhorias e inovações são percebidas pelos consumidores, que podem confiar no que estão levando para casa. Por esse motivo, as marcas da Dickow Alimentos são altamente aceitas pelo mercado.

Conquistas
Na busca pela excelência e sustentabilidade, a empresa investe continuamente na atualização de seu parque industrial e em programas de qualidade e boas práticas de fabricação de alimentos, sempre buscando a melhoria contínua em seus processos, produtos e serviços. Em 2010, a fábrica recebeu a certificação ISO 9001:2008. Graças a essa conquista, a Dickow está entre as primeiras empresas do País no setor de beneficiamento de arroz a conseguir essa certificação.

Em 2014, a empresa concorreu pela primeira vez ao Prêmio Qualidade RS. Após ter seu Sistema de Gestão avaliado, recebeu o Troféu Bronze, novamente sendo uma das primeiras do seu setor a obter o título. A Dickow implantou o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade em 2001, quando, junto de outras 11 empresas do município, foi uma das fundadoras do Comitê de Qualidade de Agudo.

Da lavoura à mesa

Agudo tem na produção agrícola, especialmente na orizicultura, a base para sua economia

Cultivo de arroz faz parte da história de Agudo, que emancipou-se de Cachoeira do Sul no mesmo ano em que a Dickow Alimentos era registrada. Com uma população estimada em 18 mil habitantes, Agudo tem na produção agrícola, especialmente na orizicultura, a base para sua economia.

É nesse cenário que a Dickow Alimentos demonstra toda sua importância social e econômica para aquela região. Da empresa saem anualmente milhares de embalagens de arroz que revertem em tributos para os cofres públicos e na geração de empregos. Aspectos econômicos à parte, a indústria tem na inovação uma de suas características. Desde a origem, foram realizados importantes investimentos e adequações nos processos com o propósito garantir que os consumidores recebam alimentos com procedência.

Processo a vácuo

Embalagem a vácuo preserva os nutrientes e evita contaminações

Uma novidade da empresa é o arroz integral embalado a vácuo, para preservar os nutrientes e evitar contaminações. Esse processo é predominantemente artesanal. Os pacotes são colocados em um molde, e a máquina de vácuo extrai o ar e sela cinco pacotes a cada dez segundos.

Parceria com a comunidade

Apresentação gratuita da Orquestra de Brinquedos no palco do Teatro Mauá

A apresentação gratuita da Orquestra de Brinquedos no palco do Teatro Mauá, no dia 29 de novembro, foi um convite para adultos e crianças a vivenciarem a magia do Natal de uma forma criativa e emocionante. No dia 5 de dezembro, em Agudo, e no dia 11, em Santa Cruz, será a vez do espetáculo Natal… Uma Canção de Amor brindar o público, também sem cobrança de ingressos.

Entre os patrocinadores dos dois eventos está a Dickow Alimentos, que vê na promoção de atividades culturais uma forma de valorizar as comunidades onde está presente. Ações como essas são apenas alguns exemplos da dedicação da empresa, que desempenha um importante papel no cenário agrícola, ao absorver a produção local e gerar empregos diretos e indiretos.

O que a Dickow faz

O Coral Vozes da Dickow é mantido pela empresa desde 2009 e é aberto à comunidade

– Apoia anualmente mais de cem entidades da região, entre escolas, hospitais, associações comunitárias e desportivas, das mais diversas formas: mediante doações de alimentos, mão de obra, materiais de construção, divulgação, doações de brindes e prêmios, patrocínios diretos ou através de leis de incentivo.

– Promove a disseminação de conhecimento entre os seus colaboradores. São realizadas campanhas de coleta seletiva, campanha do agasalho, palestras voltadas à saúde e bem-estar, responsabilidade social e ambiental. Muitas dessas palestras são abertas à comunidade, principalmente às famílias dos colaboradores.

– Promove eventos culturais que recebem anualmente milhares de pessoas, em especial crianças em idade escolar.

– Mantém, desde 2009, o Coral Vozes da Dickow, aberto à comunidade.

– Desde 2010, possui uma área destinada ao reflorestamento de mata ciliar com árvores nativas.

– Dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, realiza gincana, cursos e palestras voltados à responsabilidade social e ambiental.

– Estimula a coleta seletiva e oferece ecoponto para descarte de baterias e medicamentos.

– Além disso, a empresa busca ser uma multiplicadora de ações sociais, estimulando o voluntariado entre os colaboradores.

Aniversário com prêmios

Além de levar para casa produtos com qualidade e procedência, quem compra algum dos itens com a marca da Dickow Alimentos poderá arriscar a sorte. Para comemorar os 60 anos, a empresa lançou uma promoção em que vai sortear 60 prêmios, dentre eles um carro zero-quilômetro, moto e eletrodomésticos.

A participação é simples. Basta adquirir algum dos produtos integrantes da promoção – a lista completa está disponível em www.arroz.promo – tanto em loja física como no sistema e-commerce, cadastrar o cupom fiscal e ficar na torcida. Cada R$ 10,00 em compras dão direito a um número da sorte. Os ganhadores serão conhecidos no dia 26 de março do ano que vem.

Os prêmios
– Renault Kwid
– Motocicleta Honda CG 160 cilindradas
– Smart TV Led de 55 polegadas
– Ar-condicionado split
– Smart TV Led de 32 polegadas
– Bicicleta
– Forno elétrico
– Kit churrasco

Quem pode participar?
Poderá participar da promoção qualquer consumidor, pessoa física, maior de 18 (dezoito) anos.

Quais produtos dão direito ao número?
Todos os produtos da linha Rei Arthur: Arroz Rei Arthur Arroz Nobre, Arroz Rei Arthur Parboilizado, Arroz Rei Arthur Integral Parboilizado, Arroz Rei Arthur Cozinha Japonesa, Arroz Rei Arthur Cozinha Gaúcha, Arroz Rei Arthur Cateto Integral e Arroz Rei Arthur Agulhinha Integral.

Quando é possível fazer o cadastro dos cupons?
De 25 de novembro até 24 de março de 2020. Valem cupons fiscais emitidos entre essas duas datas.

Como cadastrar?
Basta acessar o site www.arroz.promo, no período vigente da campanha, e fazer um breve cadastro obrigatório. Nesse cadastro é necessário informar alguns dados pessoais antes de registrar os cupons. É preciso guardar o cupom após o cadastro.

Qualidade na mesa dos brasileiros

Considerado o carro-chefe da empresa, o arroz Rei Arthur tem um significado todo especial. Desenvolvido para homenagear um dos fundadores, Arthur Dickow, o produto é reconhecido por sua qualidade e sabor inigualável e conta com sete variedades.

Hoje o Rei Arthur pode ser encontrado no Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal. Em Minas está o maior mercado, com 47% do consumo. Os gaúchos respondem por 11%.

Ao longo da história da empresa, a marca foi se consolidando em diferentes regiões e somente nos últimos anos passou a aparecer nas prateleiras do Rio Grande do Sul. E isso começou por Santa Cruz do Sul. A partir do convite feito por um conhecido, um dos diretores da Dickow concordou em colocar o produto à venda em um supermercado local. A aceitação foi tão grande que logo outros estabelecimentos também passaram a oferecer o arroz vindo de Agudo, que pode ser encontrado com facilidade atualmente.

Produtos
Na linha de produtos, o pioneiro foi o Arroz Tio Arthur, que compõe hoje a faixa mais acessível. A marca Rei Arthur é a linha especial, incluindo o arroz nobre, o especial para cozinha japonesa, o parboilizado, o integral e o específico para a culinária gaúcha para pratos como carreteiro, galinhada e arroz de leite. Há ainda o Arroz Gladiador, o Miudinho, para receitas cremosas, o Sítio e o Tucano. A modernização da infraestrutura possibilitou o surgimento da marca Rei Arthur, criada em 1995, reconhecida por sua qualidade superior, tanto no quesito rendimento quanto no sabor.

Na panela
Para orientar os consumidores, a Dickow Alimentos mantém em seu site informações a respeito de cada um dos produtos, bem como sugestões de receitas. Para saber mais, basta acessar www.dickow.com.br.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.