Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tecnologia

Balão do Projeto Loon é visto no céu de Venâncio Aires

Um balão do Projeto Loon sobrevoou o Rio Grande do Sul neste domingo, 1°. Ele iniciou a rota pelo continente sul-americano pelo Chile, próximo das 3 horas. Em seguida, atravessou parte da Argentina e, por volta das 13h50, entrou no Estado pela cidade de Quaraí.

Conforme informações do leitor Douglas Becker, o balão foi visto pelo céu de Venâncio Aires. Identificado no radar como HBAL008, o balão seguiu a jornada pelo Estado no domingo e, por volta das 18 horas, encontrava-se na região de Torres, a uma altitude de 18 mil metros.

Foto: Douglas Becker/Arquivo Pessoal

Não se sabe o motivo de o balão estar voando pelos céus gaúchos, mas o sistema da Alphabet (empresa que controla o Google) tem feito testes no país para a entrada comercial do serviço, em parcerias mundiais com operadoras de telefonia.

Publicidade

O Projeto Loon
Trata-se de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Google com o objetivo de fornecer acesso à internet para áreas rurais e remotas. O estudo usa balões de grande altitude, colocados na estratosfera a uma elevação de cerca de 20 quilômetros, para criar uma rede sem fio com velocidade semelhante à de 4G das redes de telefonia móvel.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.