Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

Negociação do preço do tabaco tem início na próxima terça

Foto: Bruno Pedry

Estimativa de produção total desta safra é de 646.991 toneladas, conforme a Afubra

A primeira reunião para a negociação do preço do tabaco referente à atual safra será no dia 10 deste mês, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul. O encontro reunirá as sete entidades que compõem a Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco – a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), as Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e as Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) – e as empresas do setor.

A exemplo dos últimos anos, as negociações ocorrerão de forma individual com cada indústria. Os encontros começarão às 8 horas e se estenderão até o fim da tarde. “O primeiro horário da manhã será utilizado para reunião entre as entidades, a fim de analisar o custo de produção e definir como serão conduzidas as reuniões de negociação. Já com as fumageiras, vamos analisar a safra passada, apresentar o custo de produção da atual safra e receber propostas de aumento do preço do tabaco para 2019/2020”, explica o presidente da Afubra, Benício Albano Werner.

Até agora, houve a colheita de 18% da área plantada estimada em 290.397 hectares nos três estados do Sul do Brasil, com produção total prevista em 646.991 toneladas. Apenas no Vale do Rio Pardo ocorreu a colheita de 35% das lavouras até o momento. O gerente técnico da Afubra, Paulo Vicente Ogliari, afirma que o trabalho no Sul se equipara ao estágio no mesmo período do ano passado, quando a produção total atingiu 664.991 toneladas nos 297.310 hectares de área cultivada. Já no Vale do Rio Pardo, os produtores colheram 5% neste ano a mais em relação ao mesmo período de 2018.

Publicidade

O número de lavouras afetadas pelo granizo nos estados do Sul este ano teve um crescimento de 43,6% em relação ao mesmo período da temporada passada. O número de registros em 2018 totalizava 11.227 até o início de dezembro, enquanto este ano já chega a 16.120. A situação é diferente no Vale do Rio Pardo. Em 2018 a Afubra havia registrado 3.464 comunicados, enquanto neste ano são 2.760, o que representa 20,3% a menos.

Agenda de reuniões do dia 10
Entidades: 8 horas
Souza Cruz: 10 horas
JTI: 11h30
Philip Morris: 13h45
Universal Leaf: 15 horas
Alliance One: 16h05
China Brasil: 17h10
CTA: 18h10

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.