Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTEÚDO PATROCINADO

Mundo das profissões: de volta ao futuro

Escolher uma carreira profissional nem sempre é uma decisão fácil de ser tomada. Para muitos, a chegada deste momento da vida traz consigo diferentes possibilidades de caminhos a serem seguidos, porém todos com algumas curvas de medos e incertezas. Não raras vezes, a linha de chegada não é bem o que se imaginava lá no início – e então, a insatisfação e a decepção fazem com que outro caminho venha a ser escolhido, mesmo que isso implique recomeçar uma longa trajetória após muitos anos.

O medo de fazer a opção errada é um grande motivador para procurar ajuda, seja por parte de amigos, familiares, ou até mesmo dos já conhecidos testes vocacionais. Talvez não seja à toa que o mundo observa um crescimento vertiginoso da área de coaching, por exemplo. Dados da International Coach Federation (ICF) apontam que, nos últimos quatro anos, o coaching avançou mais de 300% só no Brasil. Outra pesquisa, realizada pela consultoria PwC, mostra que o número de coaches certificados no país subiu de 350 para 1.100 entre 2009 e 2012.

Muitos desses profissionais propõem estratégias de desenvolvimento que vão muito além do pessoal e visam justamente ao crescimento profissional. Estar preparado para decidir o que fazer da vida em termos de trabalho, no entanto, significa também estar atento às constantes mudanças que ocorrem no mercado. E, em pleno auge da era digital, tais transformações acontecem de forma acelerada. De tempos em tempos, pesquisas recentes surgem com destaque para novas profissões nas quais as pessoas podem investir, não apenas com foco no retorno financeiro, mas também no sucesso e na satisfação no ofício exercido. As novidades e tendências soam como alento em meio a uma realidade complexa, em que o desemprego atinge 11,2% da população brasileira, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Publicidade

Com o rápido avanço da tecnologia, não é de se surpreender que o impacto da modernização ultrapasse o meio social. Mais do que interferir na maneira em que vivemos e nos relacionamos, a digitalização exerce relevante influência no meio profissional, o que aparece de forma evidente nas listas de carreiras consideradas promissoras para o ano de 2020. No pódio do ranking nomeado Profissões Emergentes da rede social profissional LinkedIn, por exemplo, gestor de redes sociais, engenheiro de ciberseguranca e representante de vendas encabeçam a lista. Ocupações ligadas aos setores de tecnologia da informação e internet aparecem em destaque no relatório, feito com base em dados de usuários do LinkedIn com perfil público que tenham ocupado uma ou mais posições em tempo integral no Brasil nos últimos cinco anos.

Mas não é de agora que as mudanças no perfil das ofertas de trabalho e daqueles que procuram uma colocação – ou, por que não, uma recolocação profissional – são tema de estudos e pesquisas. A Betway, site de caça-níquel online, publicou em sua página uma série de artigos com o tema: As profissões de 2020 segundo especialistas de 1980. O comparativo é curioso, pois apresenta a ideia de especialistas da década de 1980 sobre como seria o profissional de um futuro que, para nós, já chegou. Gerente de hotel no oceano e astrônomo lunar foram algumas das previsões de cientistas e futuristas da época que passaram longe – até o momento, não há registros da existência de cidades sob as ondas do oceano, tampouco a lua se mostrou um recurso muito valioso para o presente. Por outro lado, consultor de bem-estar e especialista em Direito esportivo também foram imaginados há mais de 30 anos, e estes já fazem parte da realidade atual. Treinador de robôs e autobúrguer podem ser considerados parcialmente corretos: os robôs já foram idealizados e algumas redes de fast-food contam com filiais superautomatizadas.

E, para o futuro que ainda está distante, a Fundação Instituto de Administração fez um exercício para prever quais profissões terão espaço nos últimos anos. Vale a pena conferir a lista no site da Betway e não deixar de seguir a dica: ter conhecimentos de informática será (ou já é!) uma necessidade tão básica quanto dirigir um carro.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.