Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESTADO

Luís Lara assume como governador em exercício

Foto: Divulgação

Solenidade no Palácio Piratini: Leite transmitiu o cargo para Lara antes de viajar a São Paulo, onde cumpre agenda até amanhã

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Luís Augusto Lara, assumiu o cargo de governador do Estado em exercício em uma solenidade realizada no início da noite desse domingo, 19, no salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

O governador Eduardo Leite transmitiu o cargo ao parlamentar antes de viajar para São Paulo, onde vai cumprir agenda até esta terça-feira, 21. Entre os compromissos de Leite em São Paulo estão debates a respeito de gestão pública e reuniões com diretores de empresas instaladas no Rio Grande do Sul. O governador vai retornar na noite desta terça, quando reassume o cargo.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, também estará fora do Estado no período, motivo pelo qual Lara irá responder pelo Poder Executivo gaúcho temporariamente. Ranolfo irá participar de reuniões no Ministério da Justiça, em Brasília, entre esta segunda-feira, 20 e quarta-feira, 22, quando retorna ao RS. Um dos compromissos agendados na capital federal é o encontro do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), na quarta-feira,22.

Publicidade

Após a assinatura do termo de transmissão de cargo, Eduardo Leite lembrou que a medida não é mais uma exigência constitucional para períodos menores do que 15 dias, e por isso se torna ainda mais representativa. “Não é apenas uma questão de demanda legal. Está nos termos da lei, mas é também uma questão simbólica de confiança recíproca estabelecida entre os chefes de dois poderes. Ao longo de 2019, o deputado Lara demonstrou o compromisso com o Estado que já foi observado em toda a sua vida política. Por isso tenho muita tranquilidade em transmitir o cargo, sabendo que o deputado vai poder ajudar a coordenar debates em reuniões já programadas para que se possa dar andamento aos projetos de interesse da população gaúcha”, afirmou Leite.

CONFIANÇA
O agora governador em exercício, Luís Augusto Lara, agradeceu a confiança e reforçou o simbolismo do momento. “Vejo este ato do governador como uma homenagem à Assembleia Legislativa. Vamos encaminhar temas importantes dentro do que o governo já está trabalhando e aproveitar o espaço para pautas previamente combinadas”, disse.

Alguns pontos da agenda dos próximos dias foram destacados por Lara, como reuniões a respeito da estiagem e encontros com a Federação das Santas Casas e com entidades empresariais da metade sul e da região Noroeste.

Publicidade

Acompanharam a cerimônia deputados, convidados do presidente da Assembleia Legislativa, a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, e o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.

LEIA TAMBÉM: MDB não apoiará projeto que aumenta contribuição previdenciária de militares

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.