Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CUIDADOS

Verão exige manutenção do aparelho de ar-condicionado

Foto: Lula Helfer

José Freitas: trabalho até aos domingos para suprir a demanda desta época do ano

As altas temperaturas que assolam Santa Cruz do Sul desde o início de dezembro já nos lembram imediatamente do ar-condicionado. O split deixou de ser um item de luxo e passou a fazer parte dos lares, sendo um alívio na hora do calorão. É neste período de uso intenso que muitas pessoas lembram de fazer as manutenções necessárias. No entanto, é possível adotar boas práticas para garantir um uso mais eficiente do aparelho o ano todo.

O número de instalações aumenta neste período, como explica o técnico de refrigeração e proprietário da JH Freitas Climatização, José Hortênsio Pedroso de Freitas, que atua na área desde 2008. “Estamos numa correria, há muita procura por instalação e manutenção. Nós fazemos horário diferenciado, até mais tarde, às vezes até aos domingos, porque esta é a nossa safra”, conta.

Para garantir o funcionamento mais adequado do ar-condicionado é necessário realizar a higienização periódica. Os filtros e turbinas do aparelho usado o ano todo devem passar por limpeza a cada quatro meses, o que pode ser feito até pelo proprietário. Também é recomendado fazer uma revisão anual para prevenção de outros problemas, de preferência antes do verão, que é o período de maior procura.

Publicidade

Entre os contratempos mais comuns, alguns splits deixam de gelar tanto, respingam água no interior do cômodo, param de pingar no lado de fora ou passam a fazer barulhos. A falta de manutenção pode entupir o dreno, causar vazamentos de água e até afetar pessoas alérgicas, por conta da sujeira no interior do aparelho.

O calor típico de Santa Cruz no verão também é um dos fatores que pode prejudicar os aparelhos. De acordo com o técnico de refrigeração, a forte sensação térmica de calor pode acelerar a necessidade de fazer uma troca de capacitor ou da reoperação, quando há vazamento de gás. Se o ar-condicionado ficar exposto à luz do sol, também pode apresentar problemas, já que o protetor térmico superaquece e desliga, impedindo o funcionamento. Neste caso é só aguardar o resfriamento por cerca de 30 minutos, antes de ligar o equipamento novamente.

LEIA TAMBÉM: Seis motivos para limpar os estofados com frequência

Publicidade

Instalação

A empresa de José atua na instalação de aparelhos de 7 mil a 80 mil BTUs e tem seu período de maior movimento de setembro a março, quando a procura por manutenção e colocação de novos splits aumenta. “Em dezembro foram 80 instalações em um mês, na semana passada foram 29”, conta. A equipe formada por quatro pessoas atua também em Vera Cruz, Candelária, Rio Pardo e Venâncio Aires. A instalação demora em média entre uma hora e uma hora e meia, mas pode levar até três horas, dependendo do tipo de equipamento e do local.

Higienização precisa ser periódica, com limpeza dos filtros a cada quatro meses

A temperatura correta

Publicidade

A notícia não é muito boa para quem gosta de deixar o ar-condicionado em 17 graus. “O ideal é usar entre 22 e 24 graus. O frio é o mesmo, mas no 17 o compressor externo não desliga nunca, o que pode sobrecarregar a placa e danificar o aparelho”, conta Freitas. Outra medida importante é saber a metragem e as características do cômodo antes de escolher o número de BTUs do split. O recomendado é 600 BTUs por metro quadrado, dependendo do número de pessoas no local, se há janelas de vidro e máquinas. Isso garante um uso mais eficiente do ar-condicionado e também um gasto menor de energia.

LEIA TAMBÉM: Janeiro tem chuva dentro da média mas risco de estiagem persiste

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.