Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREVENÇÃO

Campanha contra o sarampo foca em crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos

O Ministério da Saúde inicia em 10 de fevereiro uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo para crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos. No Rio Grande do Sul, 82 casos de sarampo foram confirmados desde agosto do ano passado, sendo um em cada quatro em pessoas nessa faixa etária.

A estratégia é destinada a quem não tomou nenhuma dose da vacina ou tenha recebido apenas uma, com esquema incompleto. A estimativa é que 245 mil crianças e jovens dessa idade não estejam protegidos contra a doença.

A ação do Ministério da Saúde é sequência das outras duas campanhas do ano passado, que tiveram como foco as crianças acima dos seis meses a menores de cinco anos (em outubro) e adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro). Essas continuam sendo as idades com maior número de casos confirmados.

Publicidade

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetraviral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a catapora.

Além dessas duas doses, em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda uma dose extra para as crianças entre os seis meses e 12 meses. Ela não substitui a primeira dose (aos 12 meses) e por isso é chamada de dose zero.

As boas taxas de coberturas vacinais do Brasil haviam propiciado que o país conquistasse, em 2016, o certificado internacional de eliminação da doença. Contudo, a queda nos índices de vacinação voltou a deixar o Brasil suscetível ao vírus, que em 2018 teve forte circulação concentrada no Estado do Amazonas. Foram, à época, mais de 10 mil casos no país, sendo 47 no Rio Grande do Sul. Em 2019, a doença ocorreu em maior proporção em São Paulo, estado responsável por mais de 90% dos 17 mil casos do Brasil.

Publicidade

LEIA MAIS: Baixa procura marca dia D contra o sarampo

Nova etapa em agosto
Para o segundo semestre do ano, uma nova etapa já está prevista pelo Ministério da Saúde, para a faixa etária dos 30 aos 59 anos. Nesta fase da campanha – programada para ocorrer em agosto – será ampliada a idade preconizada, já que pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina de rotina é oferecida para pessoas com até 49 anos.

Mesmo que as campanhas busquem mobilizar essas idades específicas, todos os interessados podem tomar a vacina. Considera-se vacinada a pessoa que comprovar duas doses da vacina até os 29 anos ou uma dose se a pessoa tem mais de 30 anos. Profissionais de saúde, independentemente da idade, precisam comprovar duas doses da tríplice.

Publicidade

A doença

Sarampo é uma doença viral altamente transmissível, por meio de tosse, fala, espirro ou respiração. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às secretarias municipais de saúde ou ao Disque Vigilância, por meio do número 150.

Publicidade

LEIA MAIS: Ações na Justiça obrigam famílias a vacinarem filhos; pais podem perder guarda

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.