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Serviços da Previdência podem ser acessados pela internet

A maioria dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já é digital, mas a falta de informação ainda faz muitas pessoas irem até a agência em Santa Cruz do Sul para resolver demandas. Os segurados podem fazer a maior parte das solicitações pelos canais remotos, na central de teleatendimento 135 ou pelo site Meu INSS, também disponível em aplicativo para dispositivos móveis. Muitos buscam o atendimento presencial para serviços que podem ser feitos rapidamente online, o que acaba gerando demora na agência.

A unidade local tem somente seis servidores para atendimento, já que os demais estão atuando na análise de processos, afirma o gerente do INSS de Santa Cruz do Sul, João Mário Werberich. “Perdemos dez servidores nos últimos três anos. E as atividades não diminuíram, em alguns casos até aumentaram em vista do crescimento da demanda, em parte, pela reforma da Previdência.” Além disso, neste mês a unidade perdeu todos os estagiários. E considerando ainda o período de férias, o tempo de espera tem sido elevado.

Werberich: menos pessoal e mais tarefas

Além de Santa Cruz do Sul, a agência do INSS atende moradores de Gramado Xavier, Sinimbu, Vale do Sol, Herveiras e Vera Cruz. Com a falta de médicos peritos lotados nas agências de Candelária e Sobradinho, a unidade atende ainda os casos de perícia médica para auxílios-doença de Lagoão, Passa Sete, Segredo, Ibarama, Arroio do Tigre, Sobradinho, Candelária, Cerro Branco e Novo Cabrais.

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Já são dois anos de transição do atendimento presencial para digital, o que tem trazido dúvidas e dificuldades, tanto para os usuários como para os servidores, que ainda estão em fase de adaptação da nova forma de atender e analisar processos. “Sempre que se buscar mudar algo, com certeza haverá alguns transtornos, e é o que estamos vivendo neste momento. Acredito que logo adiante estaremos novamente em outro momento, onde tanto os usuários do INSS como os servidores estarão acostumados a esta nova forma de requerer e trabalhar”, analisou Werberich.

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O que está disponível
A ideia, conforme o gerente João Mário Werberich, não é deixar de atender as pessoas, mas sim acostumá-las a usar cada vez mais os meios digitais disponibilizados. Quase todos os serviços da Previdência podem ser acessados pelo telefone ou pelo site. No celular há cobrança como uma ligação local; já de telefone fixo, não tem custo. O atendimento pelo número 135 é indicado para quem não tem conhecimento ou prática com o uso da internet.

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Outras opções são buscar ajuda com pessoas que tenham maior facilidade com a internet, em sindicatos ou com advogados que trabalham na área. É possível procurar atendimentos online a respeito de benefícios, certidões, declarações, extratos, recursos, revisões, cópias e solicitações de perícia médica.

“Há um represamento de requerimentos de benefícios em nível de Brasil”, explicou Werberich. Estes atrasos nas análises geram, quando o benefício é concedido, valores retroativos, o que, em muitos casos, acaba por garantir desconto de Imposto de Renda. Nestes casos o beneficiário deve fazer a declaração de ajuste do IR e declarar os valores recebidos e o que foi descontado. Ele poderá obter a restituição do que foi descontado, após as devidas comprovações na Receita Federal.

Canais de atendimento

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Site Meu INSS é uma das opções para acessar os serviços da Previdência Social

Site gov.br/meuinss
Aplicativo Meu INSS
Telefone 135

PASSO A PASSO
Primeiro acesso ao Meu INSS com a senha recebida na agência:
1. Acesse o site gov.br/meuinss ou baixe o aplicativo Meu INSS em seu celular. Se entrar pelo site, clique em “Meu INSS”;
2. No lado direito, acima, clique em Login;
3. Na tela que se abre, digite seu CPF e clique em PRÓXIMA (caso o CPF não seja encontrado, clique em CRIE SUA CONTA e siga os passos);
4. Informe a SENHA TEMPORÁRIA fornecida pelo INSS ou pelo site do banco na tela que aparece;
5. No campo NOVA SENHA , crise sua própria senha (de 8 a 12 dígitos);
6. O sistema vai emitir uma mensagem de que a senha foi cadastrada com sucesso. Clique em CONTINUAR;
7. Digite o seu CPF novamente e clique em PRÓXIMA;
8. No campo DIGITE SUA SENHA, informe sua nova senha e clique em ENTRAR;
9. Aparecerá uma mensagem de “Autorização de uso de dados pessoais”. Leia e clique em AUTORIZAR. Pronto! Agora você já pode utilizar os serviços do Meu INSS.

Caso não consiga concluir seu cadastro, vá a uma agência do INSS. Se possível, imprima ou tire uma foto da tela de erro e leve com você. Dúvidas, ligue para o 135.

Serviços que precisam de agendamento: cópia de laudos médicos, cumprimento de exigência, entrega de documentos por convocação, realizar prova de vida, socialização de informações e vista/carga de processos

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