Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

VÍDEO: Rio Grande do Sul tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Um homem de 60 anos, morador de Campo Bom, é o primeiro caso confirmado de coronavírus no Rio Grande do Sul. O governo do Estado realizou na manhã desta terça-feira, 10, uma coletiva de imprensa para fornecer mais detalhes sobre a situação epidemiológica no Estado.

A apresentação dos dados e ações em desenvolvimento iniciou a partir das 11 horas, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Arita Bergmann. Até essa segunda-feira, 9, em todo o país, eram 25 pacientes confirmados da doença em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Alagoas e Espírito Santo.

Ao confirmar oficialmente o caso, Eduardo Leite, detalhou a situação epidemiológica do paciente. Segundo ele, no dia 2 de março, o homem foi notificado como caso suspeito. No mesmo dia foi submetido aos primeiro exames e as amostras foram enviadas para o laboratório para descartar gripe e outros vírus. Nesta segunda-feira, 9, portanto, houve a análise e a confirmação do vírus Covid-19. “O atual quadro do paciente é leve, persistindo apenas a tosse. É importante ressaltar que nenhum familiar no mesmo endereço foi identificado com suspeita para a doença”, explicou.

Publicidade

Segundo Leite, há um plano de contingência e uma coordenação de esforços entre secretarias de saúde e Ministério da Saúde que dispensam alarmes e pânico entre a população. “Além disso, desde sexta-feira, 6, o Lacen tem possibilidade direta de diagnóstico. Tínhamos 190 notificações, das quais 104 foram descartados em cerca de quatro dias. ou seja, o processo tem sido rápido e eficiente”, ressaltou o governador. Ele reforçou ainda a importância dos cuidados de higiene pessoal. “Lavar as mãos com frequência. Evitar o hábito do chimarrão compartilhado que possibilita contato com o vírus, além dos hábitos de etiqueta ao tossir e espirrar.”

LEIA MAIS: Caso suspeito de coronavírus em Santa Cruz é descartado

Atualização dos dados sobre coronavirus no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Posted by Governo do Rio Grande do Sul on Tuesday, March 10, 2020

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.