Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

A Gazeta esteve lá: no tri do Grêmio, em Lanús

Rodrigo Vianna, no destaque, na final em Lanús

No dia 29 de novembro de 2017, o Grêmio conquistou a América pela terceira vez. Disputando a segunda partida da final na região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina, o time comandado pelo treinador e ídolo gremista Renato Portaluppi venceu os donos da casa, o Lanús, por 2 a 1 e repetiu os feitos de 1983 e 1995, quando também havia sido o campeão continental.

E a Gazeta viu, narrou e detalhou mais essa façanha de uma equipe gaúcha. O comunicador e narrador Rodrigo Vianna e o repórter de campo Adriano Júnior, o Juba, estiveram lá e contaram todos os detalhes, com a transmissão da partida ao vivo, e a emoção posterior ao término do jogo para os ouvintes da Rádio Gazeta FM 107,9 e para as demais emissoras do grupo coligadas à jornada esportiva – a Rádio Gazeta FM 98,1, de Sobradinho, e a Rádio Rio Pardo FM 103,5, de Rio Pardo. Vianna e Juba igualmente subsidiaram a editoria de Esportes da Gazeta do Sul e o Portal Gaz com informações dos bastidores nos momentos de expectativa que antecederam a grande final.

Vianna lembra que a viagem à Argentina foi marcada por um clima de forte entusiasmo. Da região de Santa Cruz do Sul, diversas excursões, em ônibus e vans, deslocaram-se para a capital argentina, e lá coloriram e animaram ruas e ambientes do comércio. Além disso, houve até mesmo torcedores que foram em pequenos grupos ou de carro, para vivenciarem esse momento do clube do seu coração.

Publicidade

Na primeira partida da final, uma semana antes do jogo decisivo, o Grêmio vencera o Lanús por 1 a 0 na Arena, em Porto Alegre, com gol de Cícero. Assim, bastaria um empate na Argentina. Mas Vianna pôde narrar, com incontida emoção e até quase perder a voz, o Grêmio abrir o placar ainda no primeiro tempo, com um belo gol em contra-ataque fulminante de Fernandinho. E Luan, eleito o melhor jogador da América naquele ano, fez um golaço para decretar 2 a 0.

No segundo tempo, de pênalti, o Lanús descontou, mas não passou disso, e o Grêmio colocou o terceiro troféu da América em sua sala de conquistas, classificando-se ainda, pela terceira vez, para o Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes Unidos – no qual chegou à final, perdendo-a para o Real Madrid, em gol de falta de Cristiano Ronaldo.

Mas a conquista da América pela terceira vez alçara o Grêmio a outro patamar. O clube posicionou-se ao lado de São Paulo e de Santos como os três únicos brasileiros a ostentarem a condição de tricampeões continentais. E a Gazeta, uma vez mais, esteve lá para registrar o feito e para contar tudo em detalhes para seus leitores e ouvintes, como fizera em outras jornadas do Grêmio e como fez em inúmeras jornadas do Internacional, e igualmente da dupla Ave-cruz e do esporte em Santa Cruz e da região.

Publicidade

Vianna e Juba guardam com carinho, no álbum de fotos e na memória de centenas de coberturas esportivas, as imagens e as lembranças daquela noite em que o Grêmio pintou de azul, branco e preto a Argentina e, uma vez mais, a América.

A série
Em homenagem aos 75 anos da Gazeta do Sul, completados em janeiro, esta seção vai compartilhar, ao longo de todo o ano, nas edições de quarta-feira e de final de semana, 75 momentos em que jornalistas fizeram coberturas especiais no País e no exterior.

Foto oficial da equipe tricampeã da América

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.