Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GAZETA EXPLICA

VERIFICAMOS: vídeo que questiona eficácia do álcool gel é falso

Foto: Agência Brasil

Medidas de higiene, como o uso de álcool gel, são indispensáveis para o retorno das atividades

Circula desde fevereiro pelas mídias sociais um vídeo no qual um homem que se apresenta como “químico autodidata” questiona a eficácia do álcool gel. “Álcool gel e nada é exatamente a mesma coisa”, diz. Segundo ele, o produto ainda seria um “veículo” de bactérias e o ideal seria substituí-lo por vinagre para higienizar as mãos.

LEIA MAIS: Confira o que é fake e o que não é sobre coronavírus

A informação, porém, é FALSA e o vídeo não deve ser compartilhado. O poder de ação do álcool gel, porém, é comprovado e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já emitiu uma orientação sobre a eficácia do álcool gel para prevenir e combater a Covid-19. Diante da disseminação do vídeo, o Conselho Federal de Química (CFQ) divulgou uma nota na qual atesta que o álcool gel é um eficiente desinfetante de superfícies e objetos e antisséptico de pele.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.