Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESTADO

Governo vai manter restrições, pelo menos, até o fim da próxima semana

Em transmissão ao vivo pelo Facebook na tarde dessa quinta-feira, 26, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que as medidas de restrição ao comércio no Estado devem ser mantidas, pelo menos, até o fim da próxima semana. Segundo Leite, até lá o governo coleta e analisa dados sobre a evolução do novo coronavírus, para entender se é seguro permitir a retomada da circulação de pessoas.

“Todo relaxamento das restrições deve ser feito com base em dados e evidências científicas e que deem segurança”, afirmou o governador. De acordo com ele, não têm sido analisados apenas os números de casos confirmados, mas também os dados de necessidade de internações e de leitos de UTI.

“Não temos ainda estrutura suficiente para, se permitirmos o pico da doença chegar antes, dar toda a atenção e salvar as vidas”, disse Leite. O Estado trabalha na ampliação da oferta de leitos e aguarda a chegada de equipamentos já prometidos pelo Ministério da Saúde, mas que não têm prazo de entrega, em virtude da alta demanda pelos itens – como Equipamentos de Proteção Individual e respiradores – em todo o mundo.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul tem quatro pacientes internados com suspeita de Covid-19

“Temos a expectativa de na próxima semana ter mais claro quando o Ministério da Saúde vai disponibilizar, quando os leitos vão estar prontos”, afirmou o chefe do Executivo gaúcho. Para Leite, só depois disso é que será possível apresentar um plano para a retomada das atividades agora restritas, o que deve ser feito de maneira “lenta e gradual”. “É prematuro falar em prazos”, destacou.

Em sua fala, Eduardo Leite ressaltou que o decreto estadual não proíbe atividades industriais, nem as da construção civil. “Nós temos ali a determinação de que estas atividades devem respeitar o uso de equipamentos de proteção, a disponibilização de equipamentos que garantam higiene constante das mãos e o menor contato entre os trabalhadores, mas não são proibidas essas atividades”. As restrições, no entanto, foram determinadas por várias prefeituras, incluindo a de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

“Tenho me comunicado com prefeitos para buscar alinhar as ações e os procedimentos de restrições, para que não tenhamos a paralisia total das atividades. Não consideramos isso o recomendável”, completou o governador.

LEIA MAIS: Hospitais têm falta de materiais e coordenadoria pede ajuda da população

Receita Estadual deixa de encaminhar dívidas a protesto
A manifestação de Leite nesta quinta foi toda voltada a questões econômicas. O chefe do Executivo anunciou que a Receita Estadual vai deixar de encaminhar dívidas a protesto e vai interromper o cadastro de devedores no Serasa. Também está suspensa a inclusão de empresas no regime especial de fiscalização. “Justamente compreendendo a dificuldade econômica, que pode acarretar problemas às empresas, e também a restrição da circulação de pessoas”, explicou o governador.

Publicidade

Veja o vídeo da fala do governador:

Governador Eduardo Leite atualiza informações sobre o enfrentamento ao coronavírus no RS.

Posted by Governo do Rio Grande do Sul on Thursday, March 26, 2020

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.