Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fácil de preparar

Eu, Gourmet: veja como fazer deliciosos potinhos de siri

Damos continuidade ao que iniciamos nesta coluna na semana passada – trazer receitas que possam ser feitas em família, com os filhos auxiliando na elaboração e preparo durante este tedioso período de isolamento. E a dica desta semana é algo saboroso e muito fácil de preparar, cujos ingredientes você encontra nos supermercados abertos para dar o suporte à população. São os potinhos de siri. Confira!

Como fazer:

Ingredientes: (rende 6 porções)
500 g de carne de siri
300 g de filé de peixe branco
Molho de 2 tomates
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de azeite de dendê
150 ml de leite de coco
3 fatias de pão de forma esmigalhados
Pimenta preta moída na hora
Meia xícara de salsinha picada
Meia xícara de farinha de rosca
Meia xícara de queijo parmesão ralado

Publicidade

Preparo: Processe o filé de peixe branco para deixá-lo como se fosse um guisado. Aqueça o azeite de dendê e o de oliva numa panela. Junte a cebola e o alho e retoque. Peça a um dos filhos que coloque o pão numa tigela e derrame o leite de coco. Deixe o pão absorver e umedecer. Reserve. Junte a carne de siri e o filé de peixe guisado. Refogue e em seguida some o molho de tomate, tempere com o sal, pimenta e salsinha e deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Junte o pão e o leite de coco onde foi hidratado e misture bem. Corrija o sal e a pimenta e deixe cozinhar por mais dez minutos. Desligue e peça para a garotada que monte os potinhos de cerâmica ou louça colocando um pouco do cozido em casa um. Junte a farinha de rosca e o queijo ralado, misture e coloque uma pouca cobertura sobre cada potinho. Aqueça o forno a 200 graus e leve os potinhos para gratinar por cerca de 15 minutos. Sirva regado com gotas de limão!

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com.

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: aprenda a preparar as torradinhas TikTok

Publicidade

FALA BACO
A região do Alentejo, em Portugal, é exuberante na produção de vinhos tintos dotados de corpo, maciez, coloração e carga aromática. São vinhos com ótima concentração de fruta e frescor. Lá são produzidos vinhos desde a época dos romanos em suas andanças de conquista. Até hoje muitos rótulos são fermentados em ânforas, um tipo de vaso feito de terracota. As principais castas lá cultivadas são a Trincadeira, a Aragonês, a Alicante Bouchet, a Castelão e a Touriga Nacional. Com mais de 22 mil hectares de vinhedos plantados, a região de Alentejo produz, anualmente, cerca de 88 milhões de litros de vinho, sendo responsável pela maior parte da produção de vinhos de Portugal.

Um dos vinhos tintos jovens produzidos nesta saborosa região vinícola é o Rapariga da Quinta Colheita Selecionada 2017 com sua cor rubi brilhante, aromas destacados de frutas vermelhas (cerejas em especial), levemente alcoólico, fresco, mineral e com notas defumadas, de hibisco e melaço. No paladar mostra taninos suaves, macios, boca frutada, amplo final e ótimo retrogosto. É elaborado pelo corte de Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon e produzido pela Luís Duarte Vinhos. Amadurece seis meses em barricas de carvalho francês.

Combina com carnes vermelhas assadas, churrasco, bacon, massa a bolonhesa, berinjela assada, tomate seco e queijos médios.

Publicidade

Ideal ser servido na temperatura de 15 a 17 graus. Possui 14% de graduação alcoólica.

Você encontra os vinhos portugueses na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa, 895, em Santa Cruz do Sul, telefone (51) 3711 3665, whatsapp (51) 98416 6407 e site www.weinhaus.com.br. Neste período de restrições pela Covid-19, possui serviço de telentrega de vinhos em domicílio. Confira!

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Publicidade

LEIA MAIS
Eu, Gourmet: o caldo de mexilhões
Eu, Gourmet: massa com molho de linguiça

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.