Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LUA ROSA

FOTOS: maior superlua do ano pode ser vista na noite desta terça-feira

Foto: Alencar da Rosa

Vista da superlua em Linha Santa Cruz

A maior Superlua do ano, conhecida como Superlua Rosa, começa na noite desta terça-feira, 7. O fenômeno, que dura até quinta-feira, 9, marca a coincidência da Lua Cheia com o período em que a órbita do satélite passa mais perto da Terra. O satélite estará maior e mais brilhante para quem observar o céu.

Apesar do termo, cunhado nos Estados Unidos, a cor da Lua não se altera durante o período. Como esta época marca o início da primavera no Hemisfério Norte, é comum o surgimento de uma planta com a flor rosada, fato que inspirou o nome.

LEIA TAMBÉM: O que a Nasa fotografou no dia do seu aniversário?

Publicidade

“Para nós do Hemisfério Sul, esse termo não faz o menor sentido. Acabamos importando esses nomes sem muita lógica. O mesmo acontece na Lua do Caçador, em novembro, que era época em que caçavam e estocavam carne para o inverno lá no Hemisfério Norte”, explica o astrofísico Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP).

O baixo índice de poluição do ar durante a quarentena, em razão do novo coronavírus, não melhora a visibilidade da Lua. Mesmo com a pureza atmosférica, apenas as condições meteorológicas interferem na observação. “A poluição que diminuiu foi a de gases, como poeira e fumaça. Faz diferença para a saúde, mas não para a observação astronômica feita de casa”, diz Costa.

As condições ideais para aproveitar a Superlua desta terça, portanto, incluem um céu limpo, sem nuvens. Com tempo nublado, existe o risco de o fenômeno nem dar as caras. Para quem quer muito observá-lo, porém, vale ficar “de plantão” em casa à noite. De acordo com o astrofísico da USP, pode aparecer uma “janelinha” no céu a qualquer momento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Como a pandemia do coronavírus faz a Terra tremer menos

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.