Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Governador vai reduzir o próprio salário em 30% nos próximos três meses

Anúncio foi feito em transmissão ao vivo nesta sexta | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã desta sexta-feira, 10, em transmissão ao vivo, que vai reduzir o próprio salário em 30% pelos próximos três meses. A medida foi tomada em razão da crise causada pela pandemia do coronavírus.

“A atividade econômica se reduz e isso vai impor dificuldades para muitas pessoas, que terão seus negócios prejudicados e seus empregos afetados. Não considero justo que aqueles que servem à população fiquem imunes a essas dificuldades. Não se trata de demagogia, é uma questão objetiva. A sociedade está pagando com o custo econômico da sua própria atividade, e estamos todos em uma mesma situação que impõe medidas de sacrifícios pessoais”, explicou.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura tem 79 servidores afastados das atividades e recebe inscrição de voluntários
Saiba quais são os cuidados necessários para quem vai às compras durante a pandemia

Publicidade

A medida acompanha a própria queda de arrecadação do Estado. A Secretaria da Fazenda projeta, para o mês de abril, queda de 30% a 35% na arrecadação, tendência que deve se estender pelos meses de maio e de junho. Nessa quinta-feira, 9, o governador expôs esse cenário aos deputados estaduais e aos chefes dos poderes, dando transparência sobre o assunto ao avisar que, possivelmente, a queda na receita do Estado impactará negativamente no repasse dos duodécimos.

Na administração econômica, há um princípio de irredutibilidade de salários. Por isso, o chefe do Executivo não pode determinar a redução do salário de servidores. No entanto, recomendou que o secretariado tome a mesma atitude, de modo a dar o exemplo como gestores públicos. Os valores serão devolvidos ao caixa do Estado e poderão ser utilizados em ações de combate ao coronavírus.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Governador Eduardo Leite atualiza informações sobre o enfrentamento ao coronavírus no RS.

Posted by Governo do Rio Grande do Sul on Friday, April 10, 2020

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.