Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

A Gazeta esteve lá: na Bahia Farm Show

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA) | Foto: Sílvio Ávila / Editora Gazeta

O Oeste da Bahia, a cerca de 900 quilômetros de Salvador, a capital do Estado, e a 500 quilômetros de Brasília, capital federal, é, na atualidade, uma das mais importantes fronteiras do agronegócio brasileiro, e, por extensão, do abastecimento de alimentos e matérias-primas em âmbito global. Região com cerca de 600 mil habitantes, que tem na cidade de Barreiras o seu principal polo socioeconômico e referência em comércio e serviços, atraiu investidores nacionais e internacionais, interessados nas vantagens logísticas e nas condições de topografia, recursos naturais, clima e solo propícias a dezenas de cadeias produtivas.

A exemplo do que ocorre no País todo, a soja é o carro-chefe na produção e nos negócios nessa área. Mas diversas atividades, como o algodão, o milho, o café, a cana-de-açúcar, a pecuária de corte e de leite, a silvicultura e a fruticultura, entre outras, desfrutam de condições ímpares para impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) dessa região e o nível de qualidade de vida.

LEIA MAIS:
A Gazeta esteve lá: na COP 7, em Nova Délhi, em 2016
A Gazeta esteve lá: na estreia do Peugeot 206, em 2001
A Gazeta esteve lá: no apê de João Ubaldo Ribeiro

Publicidade

Colheita de algodão envolve máquinas modernas | Foto: Sílvio Ávila / Editora Gazeta

Por conta desses diferenciais, a Associação de Produtores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que congrega os grandes investidores, em parceria com outros organismos, como a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste da Bahia (Fundação BA) e a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), se esmeram na divulgação e na disseminação de informação sobre essa área.

LEIA MAIS:
A Gazeta esteve lá: na Frutal Amazônia, em Belém (PA)
A Gazeta esteve lá: na missão gaúcha em Israel
A Gazeta esteve lá: no Itaquerão, com o Avenida, em confronto épico com o Corinthians

Graças a isso, surgiu parceria da Aiba com a Editora Gazeta, que resultou na elaboração do Anuário da Safra do Oeste da Bahia, publicação em português e inglês elaborada de forma integral durante vários anos por profissionais da Gazeta. O jornalista Benno Bernardo Kist, acompanhado de fotógrafos, como Inor José Assmann e Sílvio Ávila, da equipe da editora, ao longo de muitos anos visitou Barreiras e outras localidades da região, em geral permanecendo por cerca de uma semana.

Publicidade

A pujança regional pode ser medida pelo forte desenvolvimento de outras cidades vizinhas, a exemplo de Luís Eduardo Magalhães, que homenageia o filho de Antonio Carlos Magalhães, o ACM, importante político de expressão nacional. Em poucos anos, essa localidade saltou de cerca de 10 mil para quase 90 mil habitantes. Hoje, é uma efervescente cidade-polo regional, sede inclusive de um dos maiores eventos do agronegócio, a Bahia Farm Show, assinada pela Aiba, em parceria com entidades, instituições, organismos públicos e privados e, claro, centenas de empresas do meio rural. É difusora de tecnologias para todo o Nordeste.

LEIA MAIS:
A Gazeta esteve lá: no impeachment, em Brasília
A Gazeta esteve lá: na Olimpíada de Sydney, em 2000

Imensos pivôs centrais de lavouras no Oeste da Bahia | Foto: Sílvio Ávila / Editora Gazeta

Graças ao Anuário da Safra do Oeste da Bahia e aos demais anuários de agronegócio da Editora Gazeta, a marca da Gazeta tornou-se conhecida e referencial em jornalismo voltado ao agronegócio para todo o Nordeste e o Norte do País, hoje as grandes fronteiras nacionais da produção de alimentos e matérias-primas. As visitas de Benno e de outros jornalistas da editora a essa região tornaram os anuários muito populares inclusive na nova região conhecida como Matopiba, acrônimo que resulta das primeiras sílabas dos nomes dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que, por sua vez, tem no Agrobalsas, em Balsas, no Maranhão, seu grande evento difusor de tecnologias e negócios.

Publicidade

LEIA MAIS:
A Gazeta esteve lá: no tri do Grêmio, em Lanús
A Gazeta esteve lá: no Bi da América do Inter, em 2010

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.