Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ensino superior

Sisu será usado na seleção para cursos à distância em universidades públicas

Os cursos de ensino à distância (EAD) oferecidos por universidades públicas terão, pela primeira vez, seleção através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A mudança, que permitirá a alunos utilizarem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir uma vaga em cursos de EAD, está em uma portaria publicada nesta segunda-feira, 25, pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o MEC, as alterações passam a valer já para o processo seletivo do segundo semestre do Sisu. A previsão é que as inscrições dos candidatos ocorram entre 16 e 19 de junho.

LEIA TAMBÉM: MEC suspende pagamento de parcelas do Fies

Publicidade

A portaria do MEC também traz alterações em regras do processo seletivo, divulgação dos resultados e exigências às instituições de ensino. O documento diz que estudantes deverão ser selecionados em apenas uma de suas opções. Caso o candidato obtenha nota suficiente para se classificar em sua primeira opção de curso, a seleção será feita apenas nessa universidade.

O candidato só será selecionado para sua segunda opção de curso caso não se classifique em sua primeira opção. O texto anterior dizia apenas que a seleção dos estudantes deveria levar em conta “a ordem de preferência das opções efetuadas”.

A portaria do MEC também obriga as universidades que aderirem ao Sisu a oferecer meios para que o estudante possa encaminhar a documentação digitalizada exigida para a matrícula, como computadores e acesso à internet.

Publicidade

A instituição de ensino também deverá, obrigatoriamente, publicar em seu site oficial as listas de espera por curso, turno e modalidade do Sisu, assim como os critérios adotados para convocar os candidatos.

LEIA MAIS: Novas regras de seleção do Sisu exigem atenção

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.