Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Duas rodas

Dia Mundial da Bicicleta: um meio de transporte sustentável e flexível

Nesta quarta-feira, 3, comemora-se o Dia Mundial da Bicicleta, meio de transporte exaltado como opção saudável de exercício e de movimentação autorizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a crise global de Covid-19. Com a restrição sobre a maioria de atividades e movimentos por causa do isolamento social, o transporte sobre duas rodas tornou-se também uma oportunidade de recreação para muitas pessoas em grandes centros urbanos. 

LEIA TAMBÉM: Cresce a demanda por produtos saudáveis nas feiras rurais

Passeios de bicicleta por Santa Cruz do Sul

Publicidade

Já imaginou percorrer diversos trajetos turísticos de bicicleta? O cicloturista, Eduardo Geiss, preparou um roteiro com sugestões de lugares para se aventurar. As dicas servem tanto para iniciantes quanto para experientes no pedal. Lembrando que, antes de sair com a bike, é importante saber o que é possível encontrar no percurso e o que é necessário levar junto.
>> Confira a matéria completa

Relatos de uma expedição de bicicleta pela Argentina

O professor e escritor Demétrio de Azeredo Soster lançou, em setembro de 2019, o livro Operação Carretera Austral, que narra uma expedição pela Argentina rumo a El Calafate, no Extremo Sul do continente Sul-americano. Foram 1.815 quilômetros, em 25 dias, sobre as duas rodas de uma bicicleta.
>> Confira a matéria completa

Publicidade

Algumas informações relacionadas à bicicleta no mundo

Aluguel

As bicicletas são confiáveis, ambientalmente corretas e podem ser adquiridas, em muitas partes do mundo, por um preço acessível. Várias cidades estão investindo nesse meio de transporte com bicicletas de aluguel.

Publicidade

O município de Milão, na Itália, por exemplo, anunciou que transformará 35 quilômetros de ruas em ciclovias e espaços para caminhada assim que as restrições associadas à pandemia forem suspensas. Além disso, a bicicleta deverá ser parte ativa das ações de recuperação da pandemia. Pedalar ajuda na promoção de cidades saudáveis e de cidadãos ativos. A bicicleta também evita a poluição causada por carros e outros veículos que utilizam combustíveis fósseis.

Cidades do futuro

Neste Dia Mundial da Bicicleta, as Nações Unidas pedem a governos que melhorem a segurança nas estradas e nas ruas para proteger os ciclistas e integrá-los em projetos de infraestrutura e transporte.

Publicidade

Medidas para salvaguardar pedestres e ciclistas devem ser parte do planejamento das cidades para o futuro. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, ajuda governos e partes interessadas em países em desenvolvimento a investirem em ciclovias e outros passos de infraestrutura para a maioria das pessoas: que caminham e pedalam. 

Assembleia Geral

Milhões de cidadãos utilizam a bicicleta como seu principal meio de transporte por opção ou necessidade.  Neste Dia Mundial da Bicicleta, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) lembra que o transporte sobre duas rodas ajuda na mobilidade e na conectividade urbanas, além de ser uma fonte limpa, sem emissões de dióxido de carbono.

Publicidade

O dia foi declarado pela Assembleia Geral em 2018.

LEIA TAMBÉM: Aplicativo ajuda a mostrar se alimentos são saudáveis

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.