Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EUA

Funeral de George Floyd será nesta terça-feira em Houston

Foto: Agência Brasil

Desde a morte de George, diversos protestos têm ocorrido nos EUA.

O corpo de George Floyd chega nesta segunda-feira, 8, à cidade de Houston, no Texas, onde reside a família desse homem negro que se transformou no símbolo da luta contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos. O funeral do norte-americano está marcado para esta terça-feira, 9, será aberto ao público e a previsão é de que milhares de pessoas compareçam. As cerimônias fúnebres de George Floyd começaram na quinta-feira, 4, em Minneapolis, onde o afro-americano morreu.

A estrutura da polícia em Minneapolis enfrenta problemas. A Assembleia Municipal da cidade norte-americana votou a favor do desmantelamento do Departamento da Polícia. Isso significa que o financiamento das forças de segurança fica suspenso após o caso de George Floyd, morto pela polícia. O objetivo é redefinir os alicerces da polícia de Minneapolis, promovendo a segurança da comunidade e repensando a forma como os agentes respondem às situações de emergência.

LEIA TAMBÉM: Criança morre após cair do quarto andar de prédio

Publicidade

Relembre
George Floyd morreu no último dia 25, depois que Derek Chauvin, então policial de Minneapolis, ajoelhou-se no pescoço dele por pelo menos sete minutos, enquanto estava deitado de bruços no asfalto. A morte ocorreu durante a prisão de Floyd em Powderhorn, Minneapolis, Minnesota, e foi gravado em vídeo nos celulares de populares que passavam pelo local. As gravações mostram Floyd dizendo repetidamente que não conseguia respirar. Os quatro policiais envolvidos foram demitidos no dia seguinte.

Na versão dos policiais, Floyd ficou sob custódia por supostamente tentar trocar uma nota falsa de 20 dólares em uma loja. Ele não ofereceu resistência, de acordo com as imagens. O ex-oficial Derek Chauvin respondia, até o momento da abordagem de Floyd, a 18 queixas e denúncias. Desde então, diversos protestos têm ocorrido nos EUA.

Com informações da Agência Brasil

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem ato contra racismo e fascismo neste domingo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.