Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Há notícias positivas sobre benefícios da dexametasona contra Covid-19, diz OMS

Foto: Ivan Chernichkin / OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, celebrou nesta quarta-feira, 17, notícias de “resultados iniciais positivos” no ensaio clínico Recuperação, do Reino Unido, sobre o uso da dexametasona contra a Covid-19. Durante entrevista coletiva da entidade, ele disse que o medicamento, “um esteroide comum”, mostrou efeito benéfico em pacientes graves com a doença, no estudo britânico.

Ghebreyesus disse que, de acordo com conclusões preliminares compartilhadas com a OMS, para pacientes que estavam no oxigênio apenas, o tratamento reduziu a mortalidade em cerca de um quinto. Para aqueles que já estavam com respirador, a mortalidade caiu em um terço. “A dexametasona, porém, não mostrou efeito benéfico para aqueles com sintomas mais leves da doença, que não precisavam de apoio respiratório”, explicou, dizendo que ainda são necessárias mais terapias que possam ser usadas para enfrentar o vírus, inclusive para aqueles com sintomas leves.

De qualquer modo, Ghebreyesus afirmou que a notícia era “bem-vinda” para os pacientes em estado grave. De qualquer modo, enfatizou que ela só deve ser usada sob “supervisão clínica próxima”. Também presente na coletiva, Janet Díaz, diretora de Cuidados Clínicos da OMS, ressaltou que no caso dos pacientes leves “não houve benefícios”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Parceria para vacina contra a Covid-19 não foi firmada por Doria no ano passado

O diretor executivo da entidade, Michael Ryan, disse que ela tampouco é um tratamento preventivo, servindo apenas para casos graves. Segundo Ryan, esse medicamento é um dos vários instrumentos de que será preciso lançar mão, ao enfrentar a doença, e ele também disse que a entidade aguarda dados mais detalhados sobre o estudo britânico com o remédio e também sua revisão por outros cientistas.

A OMS já começou a coordenar uma análise e a avaliar dados de vários ensaios clínicos com pacientes graves, para entender melhor o quadro. Ghebreyesus informou que em breve a organização atualizará sua diretriz clínica “para refletir como e quando a dexametasona deve ser usada para tratar a Covid-19”.

Publicidade


Testes com hidroxicloroquina foram interrompidos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu suspender em definitivo os testes com a hidroxicloroquina no ensaio clínico global Solidariedade. A entidade anunciou a decisão nesta quarta-feira, 17, com base nos dados coletados em pacientes voluntários ao redor do mundo que tomaram o remédio.

A decisão é anunciada após nesta semana o Reino Unido informar que faria o mesmo, por não ver resultado positivo no medicamento, e também depois que a agência de controle de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) revogou a autorização para o uso emergencial da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes com o novo coronavírus. A OMS chegou a interromper seus estudos com hidroxicloroquina anteriormente, mas voltou a realizá-los por mais alguns dias.

Publicidade

LEIA MAIS:
Agência de saúde revoga autorização para uso de hidroxicloroquina
Brasil estende uso da cloroquina para gestantes e crianças

Agora, a entidade diz que fez uma revisão sistemática da evidência disponível, reviu os resultados específicos de seu próprio estudo e informou que, diante das evidências disponíveis, houve a decisão de interromper os testes com a hidroxicloroquina.

O anúncio da mudança foi feito por Ana Maria Henao Restrepo, líder de equipe para Implementação de Pesquisas da OMS. Ela esclareceu que “aparentemente, não houve benefício no uso da hidroxicloroquina” no ensaio clínico Solidariedade, da OMS, como já havia sido registrado no estudo britânico. O medicamento tampouco levou a uma redução nas hospitalizações nem na mortalidade pela covid-19, explicou.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.