CAUTELA 02/07/2020 17h03

Ainda não é possível saber se haverá vacina eficiente para a Covid-19, diz OMS

Segundo Organização Mundial da Saúde, há 17 pesquisas para desenvolvimento de vacina na fase de testes clínicos

Líder de equipe para Implementação de Pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ana Maria Henao Restrepo afirmou que ainda não é possível saber se haverá vacina eficiente para a Covid-19. Segundo ela, porém, várias candidatas têm avançado nas etapas previstas nessa busca. “Nos sentimos encorajados com o progresso das vacinas, mas aguardamos mais resultados”, disse Restrepo, durante entrevista coletiva da entidade.

LEIA MAIS: Se testes comprovarem eficácia, produção de vacina no Brasil começa em dezembro

A autoridade da OMS informou que há 17 vacinas para Covid-19 em alguma etapa das fases de testes clínicos (1, 2 ou 3), neste momento, com expectativa de que nas próximas semanas esse número aumente. Restrepo comentou que uma das candidatas, da Universidade Oxford, está avançando agora para a fase 3 de testes, enquanto outras cinco delas estão na fase 2.

A pesquisa da Universidade de Oxford é a que recebe apoio do governo brasileiro. Quando houver a conclusão dos testes, doses da vacina serão produzidas no Brasil. A expectativa é que isto ocorra a partir de dezembro de 2020.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS