Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROJETO COMPROVA

Texto com conselhos sobre a pandemia traz informações incorretas; veja verificação

É enganoso o texto “17 conselhos para lidar com a pandemia da covid-19”, que vem sendo compartilhado em correntes de WhatsApp e foi publicado originalmente em uma página do portal português Impala.pt. O conteúdo, que mescla informações corretas com outras total ou parcialmente incorretas, é um compilado de outras publicações – muitas delas com trechos que também já haviam sido distorcidos – que já circularam na internet. A verificação foi feita pela Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Commercio, BandNews FM e pelo site Nexo, por meio do Projeto Comprova.

Há duas informações completamente equivocadas na mensagem: a de que usar máscara prejudica os níveis de oxigênio do organismo e a de que ficar dentro de casa reduz a imunidade. Outros pontos são, no mínimo discutíveis, como a afirmação de que seria “paranoia” tomar banho ao chegar em casa da rua, por causa da Covid-19 (especialistas consultados pelo projeto afirmam que a atitude é, sim, recomendada). O texto diz ainda que o novo coronavírus só é transmitido por contato próximo com outras pessoas, ignorando que a doença pode ser contraída por superfícies contaminadas.

LEIA MAIS: Brasil tem 1.577.004 casos de Covid-19 diagnosticados

Publicidade

A autoria dos conselhos também é um ponto em que a mensagem é enganosa. Em uma primeira versão, o site Impala.pt havia publicado que o autor dos 17 conselhos seria Robert Ray Redfield, virologista, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão do governo americano responsável por dar orientações à população sobre a pandemia de Covid-19. O portal também associa o virologista à chefia da Clínica de Doenças Infecciosas da Universidade de Maryland, nos EUA – afirmação que não é verdadeira. Esse cargo pertence a Faheem Younus, que é professor da Universidade de Maryland e chefe do departamento de doenças infecciosas do centro médico Upper Chesapeake Health, associado à Universidade de Maryland.

LEIA MAIS: Anvisa autoriza testes para outra vacina contra Covid-19

Younus, em sua conta do Twitter, dedica-se a esclarecer desinformações relacionadas à pandemia. E alguns dos conselhos presentes no texto, de fato, têm muita similaridade com o que ele já publicou – mas oito deles foram publicados no portal com erros de tradução, interpretação e com informações adicionais.

Publicidade

Algum tempo depois, o portal Impala editou o texto publicado, modificando os conselhos de 17 para 15, alterando parte do conteúdo, retirando o nome de Robert Ray Redfield e deixando a autoria dos conselhos apenas como “Chefe da Clínica de Doenças Infecciosas da Universidade de Maryland, nos EUA”, sem mencionar Younus.

Leia a verificação completa no site do Projeto Comprova.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.