Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Prefeitura de Rio Grande adota bandeira preta de distanciamento controlado

Foto: Reprodução/Facebook

A partir da adoção de um modelo próprio de distanciamento controlado, o município de Rio Grande, no sul do Estado, terá bandeira preta na próxima semana. A cor indica uma situação gravíssima, com relação à disseminação da Covid-19 e capacidade de atendimento dos infectados, e prevê o fechamento de praticamente todas as atividades não essenciais. O prefeito Alexandre Lindenmeyer, assina, neste domingo, 5, o novo decreto municipal, com a medida.

No modelo do governo do Estado, a região de Rio Grande teria bandeira vermelha, na próxima semana. Atividades essenciais serão reguladas pelo decreto estadual.


LEIA TAMBÉM: Texto com conselhos sobre a pandemia traz informações incorretas; veja verificação

Publicidade

Ao anunciar a bandeira preta, nesse sábado, 3, o prefeito informou que a decisão foi tomada após uma reunião extraordinária do Comitê Técnico Municipal em Saúde, pela manhã. Para definir a cor preta, o Comitê tomou como base o Modelo Papareia de Distanciamento Social Controlado, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O município teve 51 novos casos de Covid-19 confirmados somente na sexta-feira, 3. Neste sábado, 4, quando foi confirmada a oitava morte pela doença na cidade, Rio Grande tinha 359 testes positivos para infecção pelo novo coronavírus. Outros fatores citados pela Prefeitura como razão para a bandeira preta foram a dificuldade de abastecimento de medicamentos nos leitos de UTI para a Covid-19 e a situação regional da pandemia no sul do Estado.

Lindenmeyer esclareceu que supermercados, restaurantes, farmácias e afins são serviços essenciais e vão funcionar normalmente, dentro das regras pré-estabelecidas em outros decretos. Na transmissão por vídeo em que anunciou a adoção das restrições, o prefeito conclamou a população a seguir as regras estabelecidas e manter as medidas de prevenção do novo coronavírus.

“Se alguém precisar de um leito de UTI para qualquer doença, não vai ter. As cirurgias eletivas estão suspensas, porque não existem medicamentos. Se tivermos um volume de óbitos por Covid-19, não teremos estrutura. Não é um problema só de Rio Grande ou Pelotas. Está na hora de puxar o freio de mão”, alertou o chefe do Executivo rio-grandino.

Publicidade

LEIA MAIS: Saúde do RS orienta hospitais a cancelarem cirurgias eletivas

Durante a transmissão na manhã desse sábado, 3, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo reforçou as considerações apontadas pelo prefeito para a adoção da bandeira preta na cidade do Rio Grande. Explicou que o Comitê Municipal observou a bandeira vermelha anunciada pelo governo estadual para a Região Sul e aplicou os critérios de distanciamento propostos no Modelo Papareia. “Percebemos um agravamento de todos os indicadores locais, associados à capacidade de atendimento aos casos da Covid-19, bem como à propagação do vírus. Dentro dos critérios qualitativos, avaliando o cenário de crescimento muito rápido de todos os indicadores da doença, o Comitê definiu pela adoção da bandeira preta.”

A Prefeitura de Rio Grande afirma que está aumentando o número de testes, monitorando cada vez mais o contágio e buscando alternativas para a aquisição de medicamentos, inclusive no Uruguai – já que alguns remédios estão em falta no Brasil.

Publicidade

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Grande

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.