Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Verificação

Projeto Comprova: médico faz afirmações falsas em vídeo

Foto: Agência Brasil

O médico Ulysses José Guedes Gomes faz afirmações enganosas sobre a pandemia em um vídeo que obteve mais de 385 mil interações no Facebook até o dia 2 de julho. Na gravação, ele diz, entre outros pontos, que “nosso país continua fazendo esse alarde, aumentando o número de mortos, criando atestados médicos”. Erra ao dizer que o uso da máscara “faz acidificar o sangue” e, consequentemente, “diminui o sistema imunológico”.
A verificação foi feita pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo portal Uol, por meio do Projeto Comprova.

Gomes acusa “uma esquerda que ficou 30 anos no poder” de ter interesse de derrubar o País e defende o uso de medicamentos como a cloroquina e a ivermectina – que não têm eficácia comprovada e são apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

LEIA MAIS: Projeto Comprova inicia terceira fase com 28 veículos de comunicação

Publicidade

O Comprova verificou as afirmações e conversou com especialistas. Eles disseram que é incorreto que a máscara traz malefícios ao organismo, por exemplo. Os poros do tecido permitem as trocas gasosas, fazendo com que a respiração ocorra normalmente. Além disso, o uso prolongado de máscara em locais públicos é recomendado por autoridades sanitárias como a OMS e a Anvisa. Leia a verificação completa em www.projetocomprova.com.br.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.