Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROJETO COMPROVA

Automedicação com azitromicina, ivermectina e nitazoxanida não é recomendada

Uma publicação do dia 25 de junho da página “Um pouco de tudo” no Facebook indica o uso dos medicamentos azitromicina, ivermectina e nitazoxanida para pessoas com sintomas leves de Covid-19. O texto sugere que a recomendação parte de “profissionais de saúde”, sem citar nomes, em função de um suposto “colapso no Sistema de Saúde do Brasil” e é direcionada a quem não quiser se “arriscar a ir a um hospital”. A verificação foi feita pela Gazeta do Sul e pelo Estado de Minas, por meio do Projeto Comprova.

Essa recomendação, porém, contraria a orientação da ampla maioria das autoridades e entidades de saúde. Embora haja estudos em andamento sobre a possível ação desses medicamentos contra o vírus que causa a Covid-19, o SARS-CoV-2, a eficácia deles não foi comprovada até o momento. Além disso, a orientação para pessoas que apresentam sintomas é procurar assistência médica e não se automedicar.

LEIA OUTRAS VERIFICAÇÕES DO PROJETO COMPROVA:
Médico faz afirmações falsas em vídeo
Cloroquina no início da Covid-19 não descarta necessidade de UTI
Texto com conselhos sobre a pandemia traz informações incorretas; veja verificação

Publicidade

A afirmação de que haveria um “colapso” no sistema de saúde brasileiro também não é verdadeira. Levantamento feito pelo Comprova mostra que, neste momento, todos os estados possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis.

Leia a verificação completa no site do Projeto Comprova.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.