Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futuro da fumicultura

Audiência pública vai debater política de preço do tabaco no Estado

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira, 23, às 10h30, audiência pública virtual para debater a política de preço do tabaco no Rio Grande do Sul, por solicitação do deputado Elton Weber (PSB). A reivindicação partiu da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). “Estamos muito preocupados com o futuro da atividade, especialmente por esta ser uma cultura que impacta na economia de quase 200 municípios no Estado”, alerta o deputado.

As entidades representativas dos produtores alegam que, durante a comercialização da safra 2019/20, o excessivo rigor da indústria na classificação da matéria-prima forçou para baixo o preço. Elas reclamam ainda do baixo índice de reajuste e que a alta do dólar incidente sobre o custo de produção e a venda da safra não foi percebida no pagamento ao agricultor. Segundo o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, a postura das empresas é inaceitável neste cenário de retração após uma seca histórica e da pandemia de Covid-19.

LEIA TAMBÉM: Safra de tabaco deve fechar com 647 mil toneladas na região Sul

Publicidade


Cerca de 90 mil famílias de pequenos agricultores estão envolvidas na produção de tabaco no Rio Grande do Sul, sendo a fumicultura sua renda principal ou segunda fonte de recursos na propriedade. Foram convidados para a audiência representantes de indústrias, de fumicultores, do Ministério da Agricultura, da Secretaria da Agricultura, da Emater e de sindicatos de trabalhadores rurais, além de deputados estaduais e federais.

LEIA TAMBÉM: Pandemia irá prorrogar safra na indústria do tabaco

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.