Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Vacina: história indica que primeira técnica nem sempre é a melhor

Foto: Gustavo Fring / Pexels

Em 1768, a imperatriz russa Catarina, a Grande, se ofereceu para ser vacinada contra a varíola, em um esforço para mostrar aos súditos que a técnica médica emergente era segura. Na ocasião, a Rússia enfrentava uma severa epidemia de varíola.

Ela contratou o médico inglês Thomas Dimsdale, que defendia um método de inoculação de pus de doentes com sintomas leves de varíola em pessoas saudáveis para que eles não se infectassem – um método que era usado havia tempos em países orientais.

Ela foi inoculada em segredo, mas a carruagem mais rápida da Rússia ficou a postos caso algo acontecesse a Catarina e seus súditos quisessem linchar Dimsdale. A operação foi um sucesso, Catarina se recuperou em poucos dias, e o método de inoculação preventiva se espalhou.

Publicidade

LEIA MAIS: Vacina contra a Covid-19 pode proteger, mas não garante normalidade

Tudo isso aconteceu 30 anos antes do médico inglês Edward Jenner se consagrar ao vacinar o jovem James Phipps com fluidos das pústulas de vacas com varíola bovina, que preveniram Phipps de contrair a doença. O método ficou consagrado por ser mais seguro que a inoculação em pessoas saudáveis do que o pus de pacientes com varíola.

A história é o melhor exemplo de como, na ciência, nem sempre a primeira vacina é a melhor. “As pessoas acham que a vacina mais útil é que a sair primeiro. A vacina mais útil é a que tenha o resultado completo, integral, mais positivo para o público”, afirma o médico Márcio Sommer Bittencourt, pesquisador do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da USP (CPCE-USP) e mestre em saúde pública.

Publicidade

“Um pedaço sempre é o preço, mas outro muito importante é a segurança. E outro é a eficácia. E o último pedaço é a logística. A vacina que tiver o melhor balanço entre preço, eficácia, segurança e logística, é a vacina que vai dar certo. E talvez seja mais de uma porque elas podem ser parecidas”, explica. “A vacina que ganhará é a que nessa combinação tiver o melhor perfil. Pode ser a terceira ou a quarta, pode sair meses depois da primeira ou daqui anos.”

LEIA TAMBÉM
Ministro não descarta vacina russa, mas diz que informações ‘são rasas’
Vacina americana apresentou resultados “robustos”, diz estudo
Instituto alemão diz que vacina pode estar disponível logo

Ceticismo

Publicidade

Especialistas em saúde pública e a própria OMS têm alertado que a busca pela vacina mais efetiva não será um processo rápido – nem vai se encerrar com a descoberta do primeiro imunizante. “O cenário realista provavelmente será mais parecido com o que vimos com o HIV/AIDS”, disse ao Washington Post Michael Kinch, especialista em desenvolvimento e pesquisa de medicamentos da Universidade de Washington.

“Com o HIV, tivemos uma primeira geração de medicamentos bastante medíocres. Receio – e as pessoas não gostam de ouvir isso, mas estou constantemente dizendo isso – que temos que nos preparar para a ideia de que não teremos uma vacina muito boa. Meu palpite é que a primeira geração de vacinas possa ser medíocre.”

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.