Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mundo

Estudo liga Covid-19 ao aumento de diabetes tipo 1 em crianças

Foto: Reprodução

Foto: August de Richelieu / Pexels

Os casos de diabetes tipo 1 em crianças, vistos em um estudo pequeno do Reino Unido, quase dobraram durante o pico da epidemia de Covid-19 no país, o que sugere uma possível ligação entre as duas doenças. Situação ainda precisa de mais investigação, confirme informaram cientistas nessa terça-feira, 18.

Embora o estudo se baseie somente em um pequeno número de casos, ele é o primeiro a relacionar a Covid-19 e a diabetes tipo 1 em crianças, e os médicos devem ficar atentos, disseram pesquisadores do Imperial College de Londres.

“Nossa análise mostra que, durante o pico da pandemia, o número de casos novos de diabetes tipo 1 em crianças teve aumento anormal em dois dos hospitais que estudamos, na comparação com anos anteriores”, disse Karen Logan, coautora do estudo.

Publicidade

LEIA MAIS: Brasil registra três mortes por síndrome infantil possivelmente ligada à Covid

“Quando investigamos mais, algumas dessas crianças tinham o novo coronavírus ativo ou já haviam sido expostas ao vírus.” Logan lembrou que relatos anteriores da China e da Itália mostraram que crianças estavam sendo diagnosticadas com diabetes tipo 1 em hospitais durante a pandemia.

O estudo, publicado no periódico científico Diabetes Care, analisou dados de 30 crianças de hospitais de Londres diagnosticadas com diabetes tipo 1 durante o primeiro pico da pandemia – aproximadamente o dobro dos casos vistos no mesmo período em anos anteriores.

Publicidade

Vinte e uma das crianças tiveram resultados positivos de Covid-19 ou passaram por exames de anticorpos para determinar se haviam sido expostas ao vírus, e cinco foram diagnosticadas com infecções do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM
Pandemia impacta vida de pessoas com diabetes no Brasil, diz pesquisa
OMS diz que imunidade de rebanho não é ‘salvação’ da pandemia
Vacina: história indica que primeira técnica nem sempre é a melhor

A diabetes tipo 1 causa a destruição de células pancreáticas produtoras de insulina, o que impede o corpo de produzir insulina suficiente para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Publicidade

A equipe do Imperial College disse que uma explicação possível é que o peplômero (proteínas que desempenham a função de mediar a interação vírus-célula) do novo coronavírus pode atacar células do pâncreas que produzem insulina.

“É preciso pesquisar mais para determinar se existe um elo definitivo mas, enquanto isso, esperamos que os clínicos o levem em conta”, disse Logan.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.