Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A Gazeta esteve lá: no set de O Filme da Minha Vida

Casarão que sediou parte das filmagens na Serra

Há três anos, em agosto de 2017, era lançado o novo filme dirigido pelo cineasta e ator mineiro Selton Mello, 47 anos. O Filme da Minha Vida, que entrou em cartaz nos cinemas a partir daquele momento, constituiu a adaptação de novela do escritor chileno Antonio Skármeta, que fora patrono da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul em 2012. A aproximação de Skármeta e Selton começou a ser efetivada na visita do chileno à região, e o projeto ganhou corpo via Bananeira Filmes, do Rio, liderada pela produtora Vania Catani. Selton inclusive viera a Santa Cruz para visitar a região em busca de possíveis locais cenográficos.

Mas o filme foi efetivamente gravado na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e arredores. No elenco estiveram o próprio Selton, o ator francês Vincent Cassel, atração internacional na produção, e a dupla Johnny Massaro e Bruna Linzmeyer, intérpretes do casal jovem da trama. O enredo se desenvolve em torno de um homem (Cassel) que, em pequena cidade, abandona a mulher e o filho e sobe no trem, sumindo sem deixar vestígios. O menino cresce sem a presença paterna. Ao lado de um amigo, papel que cabe a Selton, visita uma cidade vizinha, já um local maior, na qual se interessa por assistir a filmes no cinema. E, nessas circunstâncias, além dos contatos regulares com a jovem interpretada por Bruna Linzmeyer, a trama terá reviravoltas.

LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: no Vale do Rio São Francisco

Publicidade

Skármeta e Selton Mello, durante as gravações

É um filme marcado pela poesia, que valorizou a bela paisagem bucólica da Serra Gaúcha, projetando-a nas telas. A produção chegou a ser pré-candidata na seleção nacional para o Oscar, mas acabou não sendo a indicada. Em virtude do contato tanto de Skármeta quanto de Selton com Santa Cruz, e do fato de a mediação para a adaptação ter começado aqui, em maio de 2015 a Gazeta do Sul foi convidada, através do jornalista Romar Rudolfo Beling, então editor na Editora Gazeta, a acompanhar um dia de filmagens em Bento Gonçalves e nos arredores.

Beling, o fotógrafo Lula Helfer e Daniela Damaris Neu, hoje coordenadora de distribuição de conteúdos em plataformas da Gazeta, em especial o Portal Gaz, visitaram o set de filmagens no dia 20 de maio e acompanharam em detalhes o ritmo do trabalho, além de conversar com Skármeta, Selton e outros atores. Skármeta encontrava-se na Serra porque fora igualmente convidado por Selton para fazer participação especial nas gravações.

LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: no Paraná e em São Paulo, em 1997

Publicidade

Skármeta no camarim, em vias de entrar em cena

Helfer documentou as gravações noturnas em uma das passagens do filme que envolve visita dos personagens de Massaro e Selton a uma casa noturna, na qual também encontram o personagem de Skármeta. Desse modo, em reportagem no suplemento Magazine, que circula na edição de final de semana da Gazeta do Sul, Beling pôde detalhar essa visita ao set e as circunstâncias da produção do novo filme de Selton Mello na Serra Gaúcha.

Selton acende um cigarro em uma cena do filme

LEIA MAIS:
A Gazeta esteve lá: em Lausanne e Neuchâtel, na Suíça
A Gazeta esteve lá: na Olimpíada de Sydney, em 2000

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.