Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Queda de 12%

Pandemia faz brasileiros consumirem menos chocolate

Foto: Agência Brasil

Produção de chocolates de janeiro a junho deste ano, foi 22% menor em relação ao mesmo período de 2019

O volume médio de chocolate consumido por domicílio no Brasil atingiu 3,8 quilos no primeiro semestre deste ano, queda de 11,8% em relação aos seis primeiros meses do ano anterior, em decorrência da redução do consumo fora do lar, provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A retração já era esperada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonsêca, porque vários pontos de venda, como restaurantes e hotéis, estavam fechados em função do isolamento social decretado pelas autoridades, e a área de eventos ainda não retomou as atividades.


Com isso, a produção de chocolates de janeiro a junho deste ano, de 216 mil toneladas, foi 22% menor em relação ao mesmo período de 2019. Para o presidente da Abicab, o panorama já se mostra melhor em agosto e a perspectiva é que a demanda será maior a partir de setembro, porque muitos clientes estão refazendo suas compras. Isso reforça a tendência de o consumo ir gradualmente voltando ao patamar normal.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Faz bem: além de saboroso, chocolate traz benefícios para a saúde

O presidente da Abicab relatou que as indústrias tiveram que se adequar à diminuição da demanda durante a pandemia. Promoveram ajustes na produção, reduziram a jornada de trabalho, liberaram pessoas em férias, entre outras medidas. “Cada uma, de acordo com as suas condições, se adequou. Mas o importante é que as empresas mantiveram os empregos, mantiveram a produção ativa e o abastecimento dos canais de venda, como os supermercados, que estavam disponíveis.” Ubiracy Fonsêca acentuou que o setor se manteve ativo em um momento de crise. “Não parou, continuou trabalhando, de acordo com a demanda menor”.

Apesar de a quantidade de chocolate consumido ter caído, o número de pessoas que comem chocolates ficou no mesmo patamar do ano passado para o período, 73% da população, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Kantar para a Abicab. “Isso mostra que o consumidor brasileiro ama chocolate. Todos nós gostamos de consumir chocolate”, disse Fonsêca à Agência Brasil. As informações se referem a produtos regulares, como tabletes e bombons.

Publicidade

O presidente da Abicab considerou o patamar de penetração de 73% elevado durante a pandemia, em relação a outros segmentos econômicos. “Ficamos satisfeitos em termos apostado que a economia estaria retomando, embora não se ache na sua plenitude. Mostra também a força do nosso produto.”

LEIA TAMBÉM: Dia do combate ao colesterol: problema atinge 4 em cada 10 brasileiros


Retomada gradual

Publicidade

Não foi registrada também alteração na quantidade de vezes que o consumidor foi ao ponto de venda para comprar chocolate no semestre analisado, da ordem de 4,4 vezes. Ubiracy Fonsêca avaliou que o hábito de consumo se mantém, o que é importante para a retomada. Ele diz acreditar que até o final do ano os números serão melhores, tendo em vista que os shoppings retomaram o funcionamento e os bares, lanchonetes e restaurantes também reabriram as portas. “Gradualmente, estamos voltando à normalidade.”

Os supermercados continuaram liderando as vendas no primeiro semestre, com 36,6% do volume. “Os supermercados sempre foram um dos principais canais de venda do setor”. O chocolate é muito vendido nesses estabelecimentos, que permaneceram ativos e funcionando durante a pandemia. “Isso se mantém”, destacou. O crescimento foi puxado, em especial, pelo pequeno varejo.

LEIA TAMBÉM: Menos arroz com feijão, mais fast-food: a mudança na dieta dos brasileiros

Publicidade


Perfil dos compradores

Quem comprou mais no primeiro semestre continuou sendo o consumidor das classes econômicas A e B, que concentram 30% do total das vendas. “Normalmente, as pessoas das classes A e B são os maiores consumidores, porque têm maior poder aquisitivo, sofrem menos com a questão de redução da jornada de trabalho, desemprego”, disse Fonsêca.

Os maiores compradores de chocolate são adultos, têm acima de 40 anos de idade (63%) e moram em lares com filhos, sendo 28% monoparentais (quando apenas um dos pais se responsabiliza pela criança) e 38% casais com crianças ou pré-adolescentes. A prioridade é para as embalagens maiores que facilitam o compartilhamento dos chocolates dentro das casas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O novo normal é investir no bem-estar em casa

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.