Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Campanha

Setembro Dourado conscientiza sobre o câncer infantojuvenil

Foto: Reprodução

Setembro Dourado pede atenção aos detalhes

A campanha Setembro Dourado busca promover um mês de conscientização, informação e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), a ação procura combater a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), até o fim de 2020 cerca de 8,4 mil pacientes serão diagnosticados com câncer infantojuvenil no País. No Rio Grande do Sul, o número fica em torno de 400 novos casos. Todos os anos o Instituto do Câncer Infantil (ICI) promove palestras, ações em parques, escolas, empresas e shoppings, além da distribuição de material informativo e do laço dourado, símbolo da campanha. Contudo, com a pandemia do novo coronavírus, as ações serão feitas online.

LEIA MAIS: Cura do câncer infantil chega a 70% dos casos com diagnóstico

Publicidade

De acordo com o responsável médico e oncologista pediátrico do ICI, dr. Lauro Gregianin, a pandemia mobilizou todos os ramos da sociedade, mas nenhum foi tão afetado quanto o da saúde. “As doenças que previamente existiam não deixaram de ocorrer, inclusive o câncer. Segundo instituições que atendem pacientes com câncer infantil, nesse ano de pandemia o número de casos teve uma ligeira queda nos meses de março e abril, mas com patamar prévio retomado a partir de maio.” O médico explica que os números baixos se devem ao receio dos pais em procurarem atendimento durante o isolamento social.

O principal objetivo do Setembro Dourado é conscientizar a população para os sintomas da doença. Segundo o médico, o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes é a leucemia aguda, que determina inicialmente um quadro de anemia (palidez), prostração, febre baixa e persistente, manchas roxas na pele e eventualmente sangramento gengival.

“Outra neoplasia frequente são os tumores do sistema nervoso central, que normalmente determinam dores de cabeça, náuseas e até vômitos, algumas vezes inclusive com perda de equilíbrio e paralisia facial”, aponta. Entre as demais neoplasias, o oncologista destaca os linfomas que provocam aumento do volume das “inguas” ou linfonodos, principalmente na região do pescoço, além dos tumores ósseos que se manifestam principalmente próximos ao joelho e entre adolescentes.

Publicidade

O médico ressalta que, mesmo que nem todos os sintomas se manifestem, é importante observar a criança ou adolescente. “Na presença de qualquer alteração no estado de saúde da criança que não é habitual entre doenças comuns na infância e que persistem, os pais devem buscar atendimento imediatamente, seja em unidades básicas de saúde ou com o pediatra, e a pandemia não deve interferir nessa busca”, observa.

O tema da campanha do Setembro Dourado é “Repare no detalhe”, para alertar os pais sobre esses sintomas que, quando detectados precocemente, auxiliam no diagnóstico e no tratamento das crianças e adolescentes. A hashtag oficial é #reparenodetalhe e no site www.reparenodetalhe.com é possível encontrar mais informações sobre o Setembro Dourado e atividades do Instituto do Câncer Infantil.

LEIA TAMBÉM: RS é o estado com mais municípios onde câncer é a maior causa de morte

Publicidade

Eventos promovidos pelo ICI

Dentro da programação para o Setembro Dourado, o ICI está promovendo diversos eventos, tomando cuidados com as medidas de higiene e distanciamento social. Entre as ações estão uma carreata, a ser realizada no dia 12 de setembro, com mobilização dos voluntários e comunidade com carros e balões dourados a partir das 10 horas, saindo da sede do ICI (Rua São Manoel, 850).

Já no dia 19 de setembro, o Rotary Club vai realizar uma live com palestra do ICI sobre o Setembro Dourado e o câncer infantojuvenil a partir das 10 horas. Ainda durante o mês de setembro será lançada a nova edição do Leilão da Coragem, em parceria com a Pestana Leilões. Interessados poderão fazer doações de bens, serviços e produtos para ajudar a causa. O ICI também vai realizar diversas ações de interação digital nas redes sociais, além do envio de material para escolas com objetivo de divulgação sobre sinais e sintomas.

LEIA MAIS
Câncer infantil: taxa de cura no Brasil é a mesma há 30 anos
Câncer no Brasil pode aumentar em 78% nos próximos 20 anos

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.