Crise 16/09/2020 09h09 Atualizado às 09h36

Banrisul apresenta plano de demissão voluntária de até 1,5 mil funcionários

Proposta será submetida à assembleia nesta quarta. Preferência será para servidores já aposentados

O Banrisul apresentou na segunda-feira, 14, a sindicatos uma proposta de Plano de Demissão Voluntária (PDV). A ideia é desligar até 1,5 mil funcionários por meio do programa ainda este ano. O PDV é um instrumento previsto na legislação brasileira que garante benefícios maiores para quem se demitir espontaneamente. Ele pode ser usado tanto para empresas privadas quanto estatais que tiverem necessidade de enxugar seus quadros.

A proposta será submetida à assembleia da Comissão de Negociação do Comando Nacional dos Banrisulenses nesta quarta-feira, 16. A votação ocorre das 18 horas até as 23h59 pela plataforma VotaBem. A partir das 17h30, ocorre a plenária virtual pela plataforma Zoom. Para participar da reunião basta acessar o link (clique aqui) digitar o ID da reunião: 840 1563 8067 e a senha de acesso 003778.

A preferência da proposta será para servidores já aposentados ou elegíveis – ou seja, a menos de dois anos da aposentadoria. A previsão é que as inscrições sejam abertas em outubro e os desligamentos ocorram até dezembro. Nenhum servidor pode ser obrigado a aderir ao plano.

LEIA TAMBÉM: Comércio demitiu mais de 2 milhões de trabalhadores no segundo trimestre