Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Flexibilização

Estado prepara liberação dos eventos de grande porte

O governo do Estado confirmou nessa terça-feira, 29, que haverá nova flexibilização das regras para atividades no Rio Grande do Sul a partir da próxima semana. Conforme o anúncio do governador Eduardo Leite (PSDB), serão divulgadas nos próximos dias os protocolos para a liberação de eventos de maior porte – como atividades culturais, feiras e shows. A exigência para essa autorização é que os municípios estejam há pelo menos duas semanas consecutivas nas bandeiras laranja ou amarela no modelo de distanciamento controlado.

A nova flexibilização nas regras é reflexo da melhora nos indicadores utilizados para o cálculo feito pelo Comitê de Dados para definir as bandeiras no modelo. Nas últimas duas semanas, novos registros de síndrome respiratória aguda grave, que resultam em diagnóstico confirmado de Covid-19, caíram 25%. Além disso, o número de mortes causadas pela doença também apresentou queda de 19%. Leite esclareceu que a estabilidade nos indicadores e a redução na demanda por leitos, além da queda no número de óbitos, possibilitam a adoção de protocolos mais brandos no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado libera a realização de eventos corporativos e comerciais

Publicidade

“Há, portanto, uma clara redução na incidência da doença no Estado. Por isso temos dado, passo a passo, algumas condições para o retorno de algo próximo à normalidade como conhecíamos”, ressaltou o governador. Contudo, o governo do Estado exigirá que o município que planeja permitir a realização de um evento cultural já tenha organizado os protocolos sanitários essenciais ao retorno das aulas. Essa obrigação tem como intuito estabelecer uma escala de prioridades para o retorno.

“Temos uma prioridade na questão das liberações. Faremos a liberação para eventos somente em municípios nos quais as aulas presenciais já tenham retornado. É importante priorizar o ensino, a aprendizagem de nossas crianças e jovens, em relação a outros tipos de atividades”, ponderou Leite.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.