De forma presencial 08/10/2020 14h46

Turismo começa a ter ações para retomada no Estado

Conselho Estadual de Turismo votou positivamente para que a Festuris seja o primeiro evento a ser contemplado

O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) aprovou por unanimidade, em reunião realizada nessa quarta-feira, 7, o uso de verba do Fundo Estadual do Turismo (Fundetur) para promover iniciativas do setor no Rio Grande do Sul. A primeira ação definida foi a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) no Festival Internacional de Turismo (Festuris), que ocorre de 5 a 8 de novembro, em Gramado.

Os conselheiros se posicionaram positivamente em relação à participação do Estado no Festuris, sobretudo por ser a primeira feira presencial pós-pandemia. Mas outras regiões também serão contempladas, entre elas o Vale do Rio Pardo.


“Demos hoje [quarta-feira] mais um passo importante para a retomada do turismo. O Festuris é muito importante para o segmento e marca o retorno dos eventos presenciais. A Sedetur vai aproveitar a oportunidade para promover as 27 regiões turísticas do nosso Estado”, afirma Rodrigo Lorenzoni, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS.

LEIA TAMBÉM: País tem recorde de novos empreendedores durante a pandemia

No dia 28 de setembro, o governo estadual liberou a realização de três eventos, e um deles é o Festuris. A decisão foi tomada diante da redução de hospitalizações e óbitos, em todas as regiões, causados pela Covid-19. Porém, o evento deverá observar rigorosos protocolos, como limitação de pessoas e distanciamento entre elas, sistema de renovação do ar, cuidados na entrada e saída do evento, uso de máscara para todos, controle de temperatura e medidas constantes de higienização.

A Festuris

A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) consolidou-se como a mais efetiva plataforma de negócios turísticos da América do Sul. O evento reforça a vocação turística da Serra Gaúcha e fomenta o mercado turístico nacional e internacional, contribuindo para a evolução do setor. O evento deste ano será híbrido, e quem não estiver presencialmente poderá assistir no formato online. A última edição teve mais de 17 mil participantes e contou com a presença de 2,7 mil marcas, incluindo 11 mil visitantes profissionais.

O Conetur

O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) é órgão de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Propõe diretrizes, oferece subsídios e contribui para a elaboração e implementação da política estadual de turismo. Cabe ao Conetur debater essas políticas, em caráter democrático. É formado por representantes do setor público, sociedade, Sistema S (Sebrae/RS, Sesi/RS, Sesc/RS, Senac/RS, Senar/RS e Senat), instituições de ensino superior e fóruns regionais de turismo.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa no RS mostra como empresas respondem à crise provocada pela pandemia