Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Causa animal

Justiça determina que pugs sejam devolvidos à proprietária

A Justiça concedeu nessa quinta-feira, 8, liminar à proprietária dos cães da raça pug que foram resgatados por ativistas da causa animal na semana passada em um canil em São Sebastião do Caí, na Região Metropolitana. Os animais estavam em um criadouro em condições insalubres e seriam vítimas de maus-tratos.

A decisão da juíza Carolina Ertel Weirich, da 1ª Vara de São Sebastião do Caí, determina a devolução à proprietária dos 54 cães e nega a guarda provisória dos animais à ONG SOSPUG – entidade com sede em Porto Alegre, mas integrada por pessoas de todo o Estado. “Apesar de compreender a necessidade de proteção aos animais, causa mais do que nobre e que merece o apoio de toda a sociedade – tanto que recentemente houve a promulgação de lei aumentando a pena para hipótese de maus-tratos quanto a cães e gatos –, não é razoável (e muito menos legal) a conduta adotada pelo demandado”, diz o texto.


Uma família do Vale do Rio Pardo que participou do resgate se declarou “chocada e devastada” com a decisão. “O primeiro juiz que recebeu o pedido de liminar negou o pedido, falando que cachorros são bens, são propriedade, e agora um segundo juiz também deu sentença em favor da dona do canil. Eles reconhecem maus-tratos porém não deixam os cachorros resgatados ficarem com o pessoal da SOSPUG. Estamos chocados e perplexos, muito tristes com o nosso Judiciário”, disse um dos voluntários.

Publicidade

LEIA MAIS: Vítimas de maus-tratos, cães da raça pug são resgatados de canil irregular

Segundo este morador da região, que prefere não se identificar, quase todos os cães tinham problemas nos olhos e de pele, e todos estão tomando medicações no momento. “Estamos tratando eles com tanto amor e carinho, acho que eles nunca passaram tanto tempo na vida recebendo carinho e colo. Os que estão doentes estão em tratamento, mas melhorando, e a que estava ficando cega já está desinchando o olhinho. Eles estão bem felizes”, relatou.

Os voluntários reuniram laudos veterinários comprovando os maus-tratos e as condições insalubres em que os pugs foram encontrados. Os integrantes da ONG pretendem recorrer da decisão e se recusam a devolver os cães. O caso está sob investigação na Delegacia de Polícia de São Sebastião do Caí.

Publicidade

Relembre o caso

Uma ação no dia 2 localizou um canil irregular onde foram encontrados 54 cachorros da raça pug em condições de maus-tratos. A maioria dos animais estavam doentes e debilitados e foram encaminhados para atendimento veterinário. Participaram da ação 17 voluntários de todo o Estado, que encontraram os cachorros em meio a fezes e lixo, alguns com pneumonia, anemia, cinomose, desnutrição, desidratação e problemas de pele.

O canil era alvo de denúncias há mais de um ano. As informações chegaram ao grupo de ativistas da causa animal SOSPUGS. O local era usado como criadouro para a venda de filhotes da raça, que são vendidos por valores entre R$ 2,5 mil e R$ 5 mil. No entanto, o espaço era irregular e não possuía nenhum registro junto a entidades regulamentadoras ou no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS).

Publicidade

Como ajudar

Em Santa Cruz do Sul as doações para os animais resgatados podem ser levadas ao pet shop Quintal Animal, na Rua Tiradentes, 506, no Bairro Goiás. No momento a necessidade maior é por ração e vermífugo, mas doações em dinheiro também são recebidas, já que os animais necessitam de exames e medicação. Os voluntários enfatizam que os cães não estão disponíveis para adoção, por se encontrarem em tratamento e necessitando cuidados veterinários.

LEIA TAMBÉM: Bugio ferido é socorrido por populares no Porto Ferreira

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.