Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estudo

Casos de gripe têm queda significativa entre as crianças

Foto: Pixabay

A queda mais significativa no número de casos de gripe aconteceu entre as crianças. Com todas as escolas do País fechadas, elas ficaram mais isoladas. Além disso, diferentemente do que ocorre em outras doenças respiratórias, elas não são o alvo preferencial da Covid-19. Os mais vulneráveis são os adultos e os idosos.

Um novo estudo do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) revelou que as internações por infecções respiratórias comuns em UTIs pediátricas tiveram uma queda de 80% em 2020 em comparação com os três anos anteriores.

LEIA TAMBÉM
Estudos indicam que crianças têm menos chance de pegar e transmitir coronavírus
Turma da Mônica: equipe investe em ações contra a Covid-19

Publicidade

“As UTIs pediátricas ficaram muito vazias”, diz o pediatra José Colleti Jr., coordenador da UTI do Hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, que participou do estudo. “Muitas fecharam porque não tinham pacientes e acabaram sendo transformadas em UTIs de Covid.”

O estudo foi feito em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva Pediátrica em 15 hospitais da Rede D’Or em Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Distrito Federal. A confirmação dos primeiros casos de Covid no fim de fevereiro e começo de março, coincidindo com o início da temporada sazonal de doenças provocadas por vírus respiratórios, alarmou os médicos, sobretudo os pediatras, porque as crianças, normalmente, são mais vulneráveis aos patógenos respiratórios.

LEIA MAIS
Comorbidade aumenta chance de quadro grave de Covid-19 em criança
Crianças devem ficar no fim da fila da vacina de Covid-19

Publicidade

“Não é que os vírus deixaram de existir, mas eles não circularam de forma tão intensa”, afirma a pediatra Patrícia Barreto, presidente do Departamento de Doenças do Aparelho Respiratório da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro. Segundo ela, uma lição importante a ser mantida com a volta às aulas: criança com qualquer sintoma de doença respiratória não deve ser mandada para a escola.

LEIA TAMBÉM
Brincar na natureza traz benefícios para a saúde das crianças
Pesquisa mostra que cresce o hábito de leitura entre crianças

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.