Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PAÍS

Confirmados os primeiros casos de Covid-19 em cães no Brasil

Dois cães tiveram confirmação de infecção pelo novo coronavírus no Brasil. Os casos foram identificados em Curitiba e, segundo a Universidade Federal do Paraná, são os primeiros no Brasil.

O diagnóstico foi confirmado pela instituição e faz parte de um estudo que está testando cães e gatos em seis capitais: Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande, Recife, São Paulo e Cuiabá.

LEIA TAMBÉM: Saiba se os animais podem pegar coronavírus

Publicidade


Nos dois casos, os tutores dos animais já estavam infectados com o vírus Sars-Cov-2 e os animais dormiam na mesma cama em que os donos. Segundo o coordenador da pesquisa, Alexander Biondo, cães e gatos são resistentes ao vírus e não transmitem a doença para seres humanos. A hipótese é de que os tutores, que tinham alta carga viral do coronavírus, é que transmitiram a doença para os pets.

Alguns estudos mostram que gatos podem transmitir o vírus para outros gatos. Essa informação não está disponível para cães. Alguns animais que foram infectados pelo novo coronavírus apresentaram sintomas, como secreção nasal.

Estes são os primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus em cães identificados no Brasil. A presença do novo coronavírus já foi confirmada também em pelo menos uma gata, em Cuiabá, Mato Grosso.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.