Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Oito regiões apresentam recurso ao mapa preliminar do distanciamento controlado

Mapa preliminar para a semana de 8 a 14 de dezembro

Com 20 das 21 regiões Covid em bandeira vermelha, o mapa preliminar da 31ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado recebeu oito pedidos de reconsideração até as 6 horas deste domingo, 6, prazo limite para envio de pedidos de associações e municípios.

No mapa divulgado na sexta-feira, 4, apenas a região de Taquara foi classificada com risco epidemiológico médio e, portanto, recebeu bandeira laranja. As demais tiveram risco alto e ficaram em vermelho. O Gabinete de Crise vai analisar os pedidos e divulgar o mapa definitivo às 16h30 desta segunda-feira, 7.


Em assembleia extraordinária da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) nesse sábado, 5, os prefeitos da região decidiram não recorrer da bandeira vermelha. A situação sanitária é considerada crítica, com aumento expressivo no número de casos da Covid-19 e redução na disponibilidade de leitos hospitalares.

Publicidade

“A capacidade de atendimento sempre foi um dos nossos principais argumentos para reverter as bandeiras, mas estamos no limite. Pela primeira vez na pandemia, chegamos a ficar sem leito de UTI em um dia esta semana”, afirmou, na reunião, o médico infectologista Marcelo Carneiro, que atua como assessor técnico da Amvarp.

LEIA MAIS:
Com saúde no limite, prefeitos desistem de recurso contra bandeira vermelha
Ocupação dos leitos de UTI deixa Venâncio Aires em alerta

Com a suspensão temporária até o dia 14 de dezembro do sistema de cogestão do Distanciamento Controlado, as bandeiras anunciadas deverão ser aplicadas seguindo os protocolos definidos pelo Estado.

Publicidade

Dessa forma, como informou o governador Eduardo Leite ao anunciar a mudança na semana passada, a intenção é aumentar a adesão da população aos cuidados de prevenção à Covid-19. Além disso, com novas restrições na bandeira vermelha, a ideia conter a curva de contaminação, que vem aumentando no Rio Grande do Sul. A vigência das novas bandeiras se inicia ao primeiro minuto da terça-feira, 8, e segue até as 23h59 da segunda-feira seguinte, 14.

Com informações do Governo do Estado do RS

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.