Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EM ALTA

Exportações do setor do tabaco no Estado crescem 48%

Carro-chefe da economia do Vale do Rio Pardo, o setor de tabaco destacou-se nas exportações do Estado em novembro. Segundo números divulgados nessa terça-feira, 15, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), o crescimento em relação ao mesmo período de 2019 chegou a 48,4%. Considerando os principais compradores de tabaco, as vendas para a Bélgica caíram 9%, mas houve aumentos significativos nos embarques para Egito (1.620%), China (244%), Emirados Árabes (242%), Argentina (134%) e Estados Unidos (31%).

Além do tabaco, os setores de produtos de metal e alimentos também se destacaram pelo resultado positivo – o primeiro, em função de uma alta nas vendas para os Estados Unidos, e o segundo, em razão de um crescimento nas exportações de carne bovina in natura e carne suína in natura para a China. Dos 23 segmentos pesquisados, apenas oito tiveram queda.

LEIA MAIS: Exportação de tabaco tem queda de quase 24% no segundo trimestre

Publicidade


Apesar disso, no resultado geral, as exportações industriais gaúchas tiveram a 14ª queda consecutiva – retração de 3,9% em relação a 2019. O resultado – um total de US$ 885,5 milhões comercializados – foi o menor patamar para o mês em 15 anos. “Setores importantes do Estado, como celulose e papel, veículos e químicos, tiveram reduções significativas de vendas para nossos principais parceiros, como China, Estados Unidos e Argentina, ainda como consequência dos efeitos da pandemia”, afirma o presidente da Fiergs, Gilberto Petry. No ano, as exportações acumulam US$ 9,3 bilhões, resultado 18,9% inferior ao mesmo período do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Oito mil toneladas de tabaco podem ‘sobrar’ na safra

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.