Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Atenção

Pagar o IPVA até quarta pode render desconto de até 25%

Foto: Alencar da Rosa

Os proprietários de veículos que optarem por quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 até a próxima quarta-feira, 30, podem ser beneficiados com desconto de até 25%. O pagamento antecipado assegura uma redução de 3% no tributo e ainda aproveita os valores de 2020 da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS). Na virada do ano, haverá reajuste de 3,54%.

LEIA MAIS: Condutores têm até quarta para pagar o IPVA com os valores de 2020

Ainda dentro dos benefícios está o desconto de Bom Motorista, que pode ser de 5%, 10% ou 15% e é concedido a condutores e proprietários que não tenham cometido infrações de trânsito há um, dois ou três anos. Já a redução referente ao Bom Cidadão varia de 1% a 5% e depende da quantidade de notas fiscais cadastradas pelo contribuinte no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). A soma de todas essas deduções pode representar o abatimento máximo de 25% do valor do imposto.

Publicidade

LEIA MAIS: Licenciamento de veículo: veja datas de vencimento em 2021

O IPVA pode ser quitado em qualquer agência bancária, casas lotéricas da Caixa Econômica Federal e em outros pontos de atendimento dos bancos Banrisul, Sicredi, Bradesco e Santander. O pagamento no Banco do Brasil é exclusivo para clientes da instituição. Além disso, é possível pagar pela internet (home banking) e aplicativos de celular. Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o renavam. É possível quitar a taxa de licenciamento, o seguro obrigatório e eventuais multas separadamente.

Publicidade

Documento digital
A partir de 2021, o Detran não vai mais encaminhar o CRLV no formato impresso aos proprietários. O documento poderá ser acessado pelo celular, a exemplo do que já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação. Para isso, basta instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para as plataformas Android e iOS. Nele, é possível acessar vários serviços, além do documento do veículo e da CNH digital para quem tem essa funcionalidade cadastrada. Quem preferir pode imprimir uma via do CRLV por conta própria, no Portal de Serviços do Detran

LEIA MAIS: Saiba como obter a versão digital do documento do veículo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.