Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Infecção por Covid-19 dá imunidade por cinco meses, mostra estudo

Imagem: RML / NIAID

Pessoas que tiveram Covid-19 têm alta probabilidade de obter imunidade por pelo menos cinco meses, mas há evidências de que ainda podem ser capazes de transportar e disseminar o vírus. É o que revelou um estudo realizado por profissionais de saúde britânicos.

Conclusões preliminares de cientistas da Public Health England (PHE) mostram que reinfecções em pessoas que têm anticorpos para Covid-19 de uma infecção anterior são raras – com apenas 44 casos encontrados entre 6.614 pessoas previamente infectadas. 

LEIA MAIS: Anvisa pede mais informações a Fiocruz e Butantan sobre vacinas

Publicidade

Mas os especialistas alertam que as descobertas significam que as pessoas que contraíram a doença na primeira onda da pandemia, nos primeiros meses de 2020, podem agora estar vulneráveis a contraí-la novamente.

Eles também advertem que as pessoas com a chamada imunidade natural – adquirida por terem contraído a infecção – ainda podem ser capazes de transportar o novo coronavírus no nariz e na garganta e transmiti-lo.

“Agora sabemos que a maioria das pessoas que teve o vírus e desenvolveu anticorpos está protegida contra a reinfecção, mas isso não é total e ainda não sabemos quanto tempo dura a proteção”, disse Susan Hopkins, consultora médica sênior da PHE e uma das coordenadoras do estudo, cujas conclusões foram publicadas nessa quinta-feira, 14.

Publicidade

LEIA MAIS: Brasil vai buscar dois milhões de doses de vacina na Índia

“Isso significa que mesmo se você acreditar que já teve a doença e está protegido, pode ter certeza de que é altamente improvável que desenvolva infecções graves. Mas ainda existe o risco de você adquirir uma infecção e transmiti-la a outras pessoas.” Especialistas que não estiveram diretamente envolvidos na pesquisa pediram que as pessoas observem as principais conclusões.

“Esses dados reforçam a mensagem de que, por ora, todos são uma fonte potencial de infecção para os outros e devem se comportar de acordo”, disse Eleanor Riley, professora de imunologia e doenças infecciosas da Universidade de Edimburgo.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.