A DISTÂNCIA 09/03/2021 14h06

Atividades do ano letivo nas escolas estaduais começam com acolhimento

Com a bandeira preta em todo o Estado, não houve retorno presencial em nenhuma região do Rio Grande do Sul

Em função das mudanças ocorridas no modelo de distanciamento controlado, que colocou todas as regiões do Estado na bandeira preta, a Secretaria Estadual da Educação realizou nessa segunda-feira, 8, o retorno às aulas na rede estadual de ensino de forma remota. Para os alunos que não têm nenhum tipo de acesso à internet, as escolas deverão realizar a entrega de conteúdo físico com materiais didáticos, por meio de agendamento prévio.

Como o atendimento será realizado somente de modo virtual neste primeiro momento, as instituições de ensino devem fixar um cartaz em local visível com os contatos de telefone, e-mail e WhatsApp para a comunidade escolar. Conforme o secretário Faisal Karam, a ação visa garantir a segurança de todos os alunos, professores, servidores e comunidade escolar.

Até 12 de março, as escolas devem agendar encontros virtuais com os alunos e familiares para uma etapa de acolhimento. Nesta primeira ação do calendário letivo de 2021, serão dadas as boas-vindas pela direção da instituição de ensino, repassadas orientações sanitárias e serão apresentados os professores e o cronograma das aulas remotas.


LEIA TAMBÉM: Hospitais seguem em situação crítica no Vale do Rio Pardo

Em 2021, as aulas remotas vão continuar sendo realizadas pela plataforma Google Sala de Aula. Conforme dados de 2020, dos 790 mil alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino, 660 mil ativaram suas contas educacionais. O que significa que 82% dos estudantes já estão inseridos na ferramenta. Em relação aos professores, dos 33,2 mil que atuam diretamente em sala de aula, 33 mil ativaram as suas contas educacionais.

Até o momento, desde julho de 2020, a plataforma Google Sala de Aula já registrou mais de 7 milhões de atividades geradas. Foram criadas mais de 36 mil turmas espelhadas e 520 mil ambientes virtuais.

LEIA TAMBÉM: Orçamento do Estado prevê obra na Escola José Mânica em 2021

Para ampliar o processo de capacitação dos professores, iniciado em 2020, será realizada mais uma edição do Letramento Digital. A formação tem o intuito de instrumentalizar os docentes para o uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais.

Matrículas

Diante da nova realidade da Covid-19, o prazo para entrega dos documentos dos alunos matriculados na Chamada Pública Escolar foi estendido até o próximo dia 22. Eles podem ser encaminhados de forma digital por e-mail para a escola designada. A ação visa evitar aglomerações e assegurar a vaga do estudante na instituição de ensino que foi designada.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS