Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Influenza

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em abril

Foto: Rafaelly Machado

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza está prevista para começar na segunda quinzena de abril. De acordo com o Ministério da Saúde, em razão da pandemia, mais brasileiros receberão a vacina – foram adquiridas 80 milhões de doses para imunizar os grupos prioritários. No ano passado, a campanha atingiu cerca de 74 milhões de pessoas do público-alvo. À Gazeta do Sul, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) informou que o cronograma de envio das doses aos Estados está em elaboração e, assim que esse processo for concluído, as informações serão divulgadas. Por enquanto, a Secretaria Estadual da Saúde e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) não receberam nenhuma orientação sobre a campanha.

Uma das responsáveis pelo setor de imunizações da 13ª CRS, Jaqueline Thier Müller, ressalta que a única campanha que está em andamento no momento é contra o coronavírus, que não imuniza para Influenza. “A vacinação contra a gripe é de extrema importância, no sentido de evitar o colapso do sistema de saúde pública durante a pandemia e como forma de auxiliar os médicos a diagnosticarem a doença. A imunização contra o coranavírus, que é o SARS-CoV-2, não ajuda na prevenção da gripe de cepas, como A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B. São vírus e vacinas diferentes. Então, quem tomou a vacina contra a Covid 19 deverá também se imunizar contra a gripe”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM: Vacinação da gripe termina com cobertura de 81,91%

Publicidade

A vacina contra a gripe é indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida, principalmente aquelas com maior risco para infecções respiratórias. Fazem parte do público-alvo: gestantes, crianças até 5 anos, idosos, profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento, puérperas, professores, povos indígenas e portadores de doença crônica não-transmissível e outras em condições clínicas especiais. A recomendação do Ministério da Saúde é de que haja um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina contra a Covid-19 e os diferentes imunizantes do calendário nacional de vacinação. Todas as informações serão repassadas aos profissionais de saúde para ficarem atentos durante a aplicação das vacinas. E o Ministério da Saúde irá orientar a população.

Na rede privada, doses chegam ainda em março

Existem dois tipos de vacina contra a Influenza: a trivalente, com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B, que é disponibilizada a grupos prioritários na rede pública de saúde, e a tetravalente, que protege contra quatro tipos de vírus (duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B). Essa pode ser adquirida na rede particular.

Na Clínica Imuniza, a proprietária Fernanda Bastos informa que uma quantidade de doses foi adquirida e que o laboratório responsável deverá entregar na segunda quinzena do mês. “No ano passado tivemos muita dificuldade de conseguir as doses. Eram poucos laboratórios que estavam conseguindo entregar. Mas para este ano, já garantimos uma quantidade que será aplicada mediante agendamento”, comenta. Para garantir a aplicação da dose, que custará R$ 130,00, é necessário fazer uma reserva ou colocar o nome em lista de espera. “Muitas pessoas estão nos procurando, a maioria delas com idade entre 25 e 70 anos. No entanto, a vacina pode ser aplicada a partir dos 6 meses de vida sem limite de idade”, frisa.

Publicidade

No Centro de Vacinas Santa Cruz, ainda não há previsão de quando as doses deverão chegar.

LEIA TAMBÉM: Vacinação contra a gripe atingiu 71,5% do público-alvo em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.