Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEGURANÇA PÚBLICA

‘Vocês são nosso maior investimento: pessoas’, diz Leite a futuros oficiais da BM

Depois de formados, em 2022, 138 cadetes serão capitães do quadro de oficiais do Estado-Maior da Brigada Militar | Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O governador Eduardo Leite abriu, na manhã desta terça-feira, 20, a aula inaugural virtual do Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) 2021. Na sequência, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, conduziu a aula apresentando o programa RS Seguro aos 138 cadetes que, depois de formados, em 2022, serão capitães do quadro de oficiais do Estado-Maior da Brigada Militar.

“A Brigada Militar é uma instituição com 183 anos que orgulha o Rio Grande do Sul não só ao longo da sua história, mas no presente, com ações que têm permitido estarmos vivenciando reduções expressivas nos diversos indicadores criminais, sejam patrimoniais ou contra a vida. E sabemos que a segurança é necessária para que se desenvolva a sociedade que desejamos e o Estado acolhedor e competitivo que queremos”, iniciou dizendo o governador.

LEIA TAMBÉM: Aprovados em concurso público cobram convocação para o Corpo de Bombeiros

Publicidade

Os novos alunos-oficiais, todos são bacharéis em Direito (pré-requisito para ingresso na carreira de nível superior da Brigada Militar), eram aguardados após longo período de concurso público, iniciado ainda em 2018. As aulas começaram no dia 12 de abril, na Academia de Polícia Militar (APM), junto ao complexo do Departamento de Ensino, em Porto Alegre, seguindo rigorosos protocolos de segurança e saúde.

Mesmo com a pandemia, o governo está dando sequência à formação e ao chamamento de 1,8 mil novos servidores das instituições vinculadas às secretarias da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, conforme cronograma de reposição e manutenção do efetivo, apresentado em novembro de 2019.

51127216291 db3a4d4f35 k
Governador lembrou que são investidos cerca de R$ 1 bilhão em recursos humanos nas diferentes forças da Segurança Pública | Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

“Temos investido muito em viaturas, equipamentos e tecnologia para reforçar a segurança, mas vocês são nosso maior investimento: pessoas. Desenvolvemos um cronograma para incorporação de forma planejada ao longo do mandato para manter e reforçar nossos efetivos, implementar novos batalhões de choque e garantir que nenhum município gaúcho tenha menos do que cinco policiais militares, por menor que seja a cidade. Para isso, serão investidos cerca de R$ 1 bilhão em recursos humanos nas diferentes forças da segurança. É alto investimento, mas sabemos que o custo seria muito maior para os gaúchos se a violência imperasse e sem contar a perda de vidas, que é o principal bem que temos”, reforçou Leite.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Começa formação de novos policiais militares no ‘2 de Ouro’

Durante a aula inaugural, Ranolfo apresentou as diretrizes e premissas do RS Seguro, que, com a integração de diversas áreas do governo do Estado, além da parceria com as forças federais e municipais, de outros Poderes, da iniciativa privada e da sociedade, busca soluções sustentáveis no tempo para a melhoria contínua dos indicadores de criminalidade.

“É uma grande satisfação dar essa primeira aula e poder apresentar o nosso programa estruturante e transversal, que é o RS Seguro. Com uma série de ações integradas, conseguimos chegar aos menores indicadores de criminalidade da década no Estado. O plano de reposição do efetivo da Segurança Pública, como a formação dos futuros capitães da Brigada Militar que começamos hoje, integra a lista de ações do eixo de Combate ao Crime do RS Seguro”, disse o vice-governador Ranolfo.

Publicidade

Comandante-geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa, em seu pronunciamento, disse que “quero me dirigir aos alunos: onde os senhores estão sentados hoje, eu estive também por quatro anos”. E prosseguiu: “se preparem cada vez mais, assimilem a maior quantidade de conhecimento que for possível, simulem as operações, simulem situações, simulem as possíveis ações que venham enfrentar e que venham aparecer pela frente. Todo esse conhecimento servirá de base para toda a carreira de vocês.”

LEIA MAIS: Brigada Militar forma cem novos policiais em Rio Pardo

Protocolos rígidos

Devido à pandemia, muitas adequações foram feitas para possibilitar e preservar a segurança dos alunos e seus coordenadores durante a formação do CSPM 2021, como é o caso dos alojamentos de pernoite para alunos, que serão restritos para aqueles que irão atuar nas escalas de serviço na Academia de Polícia Militar.

Publicidade

Durante as atividades presenciais, será respeitado o limite de 20 alunos por sala, e todos – inclusive instrutores e coordenadores – farão uso obrigatório de máscaras, bem como medição de temperatura diária antes do início das aulas.

Os Departamentos de Saúde e de Ensino da BM também estarão empenhados no monitoramento das medidas preventivas à Covid-19 e dos procedimentos para o caso de algum dos envolvidos apresentarem sintoma, com afastamento imediato para testagem, mantendo contato diário com o Gabinete de Crise Covid-19 da corporação.

LEIA TAMBÉM: Em formação em Rio Pardo, futuros policiais militares doam sangue

Publicidade

Ao se apresentarem para inclusão, todos os cadetes receberam um folder com orientações e fizeram o teste para Covid-19, com 100% dos resultados negativos. Antes do início das aulas, todos foram novamente testados.

O diretor de Ensino da BM, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, destacou o esforço institucional para a manutenção dos processos de inclusão e formação dos profissionais de segurança pública, importante linha de frente para garantir a tranquilidade pública que permite a outros profissionais essenciais à continuidade do seu trabalho.

“A Brigada Militar continua personificando a presença do Estado e ganha ainda mais importância nesse contexto social e de sofrimento provocado pela pandemia, que tem assolado a todos nós. A continuidade do nosso trabalho é garantia de continuidade de diversas frentes dos serviços públicos”, afirmou Gonçalves.

LEIA TAMBÉM: ENTREVISTA: “2021 será o ano da segurança”, diz secretário-adjunto

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.