Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REGIÃO

Audiência pública vai debater invasão de palometas no Rio Jacuí

Com formato de disco e dentes afiados, peixe pode chegar a 30 cm de comprimento

A Comissão de Agricultura, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), aprovou, por unanimidade, um requerimento para a realização de uma audiência pública para debater a invasão de palometas no Rio Jacuí. O debate, marcado para a próxima quinta-feira, 29, também vai tratar das consequências da presença do peixe para o ecossistema e a atividade pesqueira e a proliferação para outros rios. A reunião, virtual, começará às 14 horas.

“Recebemos documento da Câmara Municipal de Vereadores de Sobradinho e relatos de pescadores da região Central, preocupados com a situação e que pedem medidas para resolver a questão, pois caso houver o aumento desordenado da quantidade desse tipo peixe, fará com que desapareçam outras espécies, bem como, as palometas podem causar ferimentos importantes nos banhistas e nos próprios pescadores”, informou o deputado Brito.

LEIA MAIS: Peixes carnívoros ameaçam ecossistema no Rio Jacuí

Publicidade

Como mostrou reportagem da Gazeta do Sul, no início do mês, a presença das palometas, parentes das piranhas, preocupa os pescadores. O biólogo Andreas Köhler acredita que a proliferação seja causada pela redução nas populações de predadores naturais, como o dourado, e também pelo aquecimento global, que está alterando a temperatura da água do rio.

Com informações de Assessoria de Imprensa

LEIA TAMBÉM: Peixes elétricos são comuns nas águas da região

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.