Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pré-temporada

Grêmio decepciona com fraca atuação e empata com o Cascavel em amistoso

O Grêmio enfrentou o Cascavel neste domingo, 25, no Olímpico Regional, estádio da cidade no oeste paranaense. Com dificuldades e rendimento abaixo do esperado, o Grêmio empatou em 1 a 1. Marquinhos abriu o marcador para o time da casa no primeiro tempo e Lucas Coelho conseguiu igualar para o Tricolor na etapa final. A estreia do Grêmio no Gauchão será no domingo, 1º de fevereiro, contra o União Frederiquense.

O Grêmio entrava em campo disposto a evoluir em relação ao empate com o Novo Hamburgo em 2 a 2 na última quarta-feira em Gramado. Felipão gostou de determinados aspectos, como o bom rendimento de Luan. Ainda perdeu Ramiro, por lesão no ligamento medial do joelho direito. No Paraná, o treinador queria observar o ataque formado por Barcos e Marcelo Moreno mais uma vez. Os indícios são fortes de que Felipão tentará montar um esquema para que os dois jogadores sejam titulares.

“A equipe progrediu, vamos ver se temos como iniciar o Campeonato Gaúcho em boas condições. A ideia é manter a equipe titular por pelo menos uns 60 minutos, para ver o que vai acontecer. Pode ser que a gente faça uma ou duas, mas em princípio, jogam no mínimo 60 minutos”, declarou o treinador antes da bola rolar.

Publicidade

O Cascavel é quem ameaçou primeiro. Dewide fez jogada individual, driblou Marcelo Oliveira e soltou a bomba aos três minutos. Marcelo Grohe espalmou para escanteio. O Grêmio enfrentava dificuldades para sair no campo de defesa. O time paranaense tinha facilidade para atacar pela esquerda. Uma boa jogada do Tricolor acabou invalidada por impedimento. Aos nove minutos, Matías Rodríguez cruzou e Marcelo Moreno cabeceou na trave. O Grêmio se organizava aos poucos e reduziu o ímpeto do time da casa. Mas a falta de ritmo fazia a equipe atuar com lentidão. A formação com dois centroavantes também estava em fase de adaptação.

Marcelo Grohe precisou defender com o pés aos 16 minutos em desvio de cabeça do atacante Jorge Preá. A arbitragem paralisou para marcar impedimento. Aos 19 minutos, Douglas cobrou falta e Vinícius espalmou. Barcos cruzou no rebote e a zaga se antecipou a Marcelo Moreno para afastar. Aos 20 minutos, Henrique Dias recebeu de Jorge Préa e arriscou o chute, mas a bola saiu na diagonal e não levou perigo. Chovia forte em Cascavel e o gramado molhado prejudicava o andamento da bola. Entre os 21 e 23, Preá e Moreno reclamaram de pênalti, em disputas de bola na área. O árbitro mandou seguir. A maior participação ofensiva do Grêmio era pela direita, com Matías Rodríguez, que demonstrava voluntariedade e disposição. O Grêmio ameaçou aos 33 minutos com a dupla de ataque. Aberto pela esquerda, Barcos lançou em profundidade e Marcelo Moreno conseguiu finalizar. Vinícius intercedeu e evitou o gol.

Logo depois, aos 35, o boliviano tentou novamente. A conclusão de fora da área, após passe de Matías Rodríguez, acabou saindo sem direção à direita de Vinícius. Aos 36 minutos, Douglas tabelou com Luan e lançou para Marcelo Moreno. A finalização saiu em cima da defesa. O Grêmio insistia. Barcos passou a participar ativamente e contribuiu para o crescimento da equipe em campo. Os refletores precisaram ser acesos devido à falta de visibilidade com a chuva. Aos 37, Barcos dominou na intermediária e alçou para Marcelo Moreno. O centroavante ajeitou para o chute de Matías Rodríguez, que saiu à direita desviada na defesa. Apesar do bom momento, quem abriu o marcador foi o Cascavel aos 39. Marquinhos recebeu na esquerda, deixou Matías Rodríguez para trás e já dentro da área, bateu de direita. A bola ganhou efeito e chegou a tocar no travessão antes de entrar no ângulo esquerdo de Marcelo Grohe. Ainda desenferrujando, o Grêmio sofria para acompanhar o adversário, que exibia boa orientação tática e velocidade nas arrancadas.

Publicidade

No retorno do vestiário, o Grêmio veio alterado, com três modificações. Saíram Marcelo Moreno e os dois laterais. A primeira boa jogada foi do Cascavel. Marquinhos cruzou da esquerda e Jorge Preá se antecipou a Rhodolfo para tocar de pé direito. A bola saiu à esquerda. Aos oito minutos, Barcos se enrolou com a bola, mas conseguiu recuperar e cruzou para Everaldo, que cabeceou fraco. Aos 12, Luan acionou Marcelo Oliveira, que foi travado no momento do chute. Com a saída de Douglas, aos 16, para a entrada de Paulinho, Everaldo jogaria mais à frente, para auxiliar Barcos. Aos 18 minutos, Galhardo cruzou da direita e Rhodolfo cabeceou em meio aos zagueiros, que afastaram na sequência. Como um fator surpresa, Araújo apareceu bem no ataque aos 24 e quase marcou o gol de empate. Ele arrancou pelo meio, tabelou com Luan, girou e arriscou o chute. A bola ganhou elevação e passou acima da meta de Vinícius. Depois, Barcos foi substituído por Lucas Coelho. 

O Grêmio não tinha a mesma força ofensiva e as oportunidades de gol se transformaram em raridade. Lucas Coelho tentou aos 31 minutos ao aproveitar cruzamento de Galhardo. O cabeceio não saiu com tanta força e Vinícius conseguiu defender. No lance seguinte, Luan fez bela jogada ao driblar Lucca e o goleiro Vinícius, mas o zagueiro Maurício evitou o gol com um carrinho na pequena área. Aos 34, Marquinhos recebeu dentro da área e girou para finalizar. A bola passou rente ao travessão. Na base da insistência, o Grêmio chegou ao gol de empate aos 37. Após cruzamento de Galhardo, a zaga falhou e Araújo bateu. Vinícius defendeu e Lucas Coelho empurrou para a rede em posição irregular. O árbitro validou o gol. Aos 40, Fellipe Bastos rolou para Paulinho, que bateu com força, mas a bola saiu à esquerda. O Cascavel ainda pressionou nos minutos finais. Aos 47 minutos, Marquinhos disparou e acionou Willian. O chute forte pela esquerda obrigou Marcelo Grohe a mandar para escanteio. No final, empate em 1 a 1.

FICHA TÉCNICA
CASCAVEL 1 x 1 GRÊMIO
Local:
Estádio Olímpico Regional, em Cascavel
Data: 25 de janeiro de 2015, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília) 
Público: 8.678 espectadores
Cartões amarelos: Duda e Maurício (Cascavel)
Gols: Marquinhos (Cascavel) – 39min/1º e Lucas Coelho (Grêmio) – 37min/2º

Publicidade

CASCAVEL: Vinícius; Alex, Lucca e Maurício; Henrique Dias (Renan Tavares), Duda, Sorbara, Dewide (Bronzatti) e Marquinhos; Anderson Rosa (Dime) e Jorge Preá (Willian)
Técnico: Paulo Foiani

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez (Galhardo), Gabriel Silva, Rhodolfo e Marcelo Hermes (Araújo); Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Luan (Lincoln) e Douglas (Paulinho); Barcos (Lucas Coelho) e Marcelo Moreno (Everaldo)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.