Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Campeonato Gaúcho

Barcos marca duas vezes e comanda vitória do Grêmio na abertura do Gauchão

O Grêmio enfrentou o União Frederiquense na tarde deste sábado, 31, na Arena, em Porto Alegre, no jogo de abertura do Campeonato Gaúcho 2015. Contando com uma boa atuação da dupla de ataque, Barcos e Marcelo Moreno, e também dos jovens Lincoln e Everton, o Tricolor conseguiu uma vitória tranquila por 3 a 0 sobre o caçula do torneio e iniciou a competição com o pé direito. O centroavante argentino marcou duas vezes e deu uma assistência para Everton e foi o nome do jogo. Dependendo dos resultados dos confrontos deste domingo, 1º, o Tricolor pode terminar a primeira rodada na liderança do estadual devido ao saldo de gols. Na segunda rodada, o Grêmio visita o Aimoré, às 22 horas da próxima quarta-feira, 4 , no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. Já o União Frederiquense jogará diante de sua torcida no mesmo dia, às 20h30, contra o Caxias, no Estádio Piratini.

O técnico Luiz Felipe Scolari teve problemas para escalar o time neste início de campeonato. O meia Douglas, principal reforço do Tricolor para a temporada, ficou de fora por problemas na documentação para sua regularização junto à CBF. A diretoria gremista não conseguiu resolver o impasse a tempo, e Felipão escolheu o garoto Lincoln, de 16 anos, para substituir o camisa 10. O zagueiro equatoriano Erazo, que não teve seu nome publicado no BID, também foi desfalque, assim como o zagueiro Pedro Geromel, o volante Ramiro e o meia Giuliano, todos com problemas físicos. Já o União Frederiquense foi completo para a sua estreia na principal competição de futebol do Rio Grande do Sul.

Contando com o apoio da torcida, que compareceu em numero razoável à Arena, o Grêmio dominou o primeiro tempo, enquanto o rival praticamente não ameaçou. O União Frederiquense teve mais substituições do que chances de gol na etapa inicial. Com apenas seis minutos, Jefferson Luis saiu de campo mancando e deu lugar a Wiliam Bones. Aos 10 minutos, Lincoln, jóia da base gremista, fez jogada individual pela esquerda, driblou o marcador e chutou cruzado, obrigando o goleiro Nicolas a mandar a bola para escanteio. Um minuto depois, a dupla de ataque gremista deu as caras. Marcelo Moreno recebeu cruzamento de Marcelo Hermes e rolou para Barcos, que mandou para fora. O primeiro gol do Tricolor não demorou a sair: aos 15 minutos, Araújo fez jogada pela direita e cruzou. A bola bateu no braço de Marcelão e o árbitro assinalou pênalti para o Grêmio, gerando muitas reclamações dos jogadores da equipe de Frederico Westphalen. Barcos bateu e marcou o primeiro gol do Gauchão.

Publicidade

O Grêmio manteve a pressão nos minutos seguintes e chegou ao segundo gol aos 20 minutos. Araújo tocou para Marcelo Moreno, que, dentro da área, finalizou forte. Nicolas espalmou e a bola parou nos pés de Barcos, que, com calma, mandou para o gol. Com 2 a 0 contra, o União Frederiquense teve mais um motivo para se preocupar: Adilson também saiu lesionado de campo, sendo substituido por Geovani. O meia, aliás, foi o responsável pela primeira e única finalização dos visitantes no primeiro tempo. Aos 27 minutos, ele recebeu cruzamento de Ronaldinho Gramadense e desviou de cabeça, mas a bola foi para fora. O Grêmio voltou a atacar aos 38 minutos e perdeu uma boa chance para ampliar o marcador. Araújo faz boa jogada e deixa Luan livre na área. Ele driblou Nicolas, mas chutou na rede pelo lado de fora. A torcida e o próprio Luan pareciam não acreditar na oportunidade desperdiçada pelo jovem atacante. Aos 44 minutos, Fellipe Bastos tentou de fora da área, mas o chute foi sem direção. O Grêmio foi para o intervalo com uma merecida vitória.


Luan perdeu gol feito no primeiro tempo, mas teve boa atuação
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

No segundo tempo, o Grêmio diminuiu o ritmo e deu espaços para o União Frederiquense atacar. O caçula do Gauchão criou uma boa chance aos dois minutos, com Paulinho Macaíba. Ele roubou bola quase na entrada da área, avançou e chutou, mas pegou mal na bola e Marcelo Grohe fez defesa fácil. Aos sete, o Grêmio respondeu com Fellipe Bastos. O volante bateu falta com força e Nicolas espalmou. No rebote, Rhodolfo, livre, perdeu a chance de deixar o seu. Um minuto depois, os visitantes tiveram a grande chance de descontar o marcador, mas pararam no arqueiro gremista. Ronaldinho Gramadense cruzou para Josiel. O ex-artilheiro do Brasileirão cabeceou forte e Grohe defendeu em cima da linha. Jogadores do União reclamaram, mas a bola não entrou. Dois minutos depois, novamente Ronaldinho Gramadense fez boa jogada. Ele chutou de fora da área, a bola desviou em Fellipe Bastos e foi para escanteio, não aproveitado pelos visitantes. Aos 17 minutos, Paulinho Macaíba recebeu bom passe e chutou, obrigando Grohe a fazer uma difícil defesa. Em seguida, Geovani bateu escanteio, Grohe desviou de soco e a bola passou sem que nenhum jogador do União desviasse para o gol.

Publicidade

Administrando o resultado, o Grêmio pouco atacava. Aos 22 minutos, Barcos deixou Lincoln na cara do gol. O garoto chutou e Nicolas defendeu. No rebote, o Pirata finalizou e novamente o goleiro adversário evitou mais um tento tricolor. Então, Felipão sacou Marcelo Moreno, que foi muito aplaudido pela torcida, e colocou o jovem Everton, que passou a incomodar a defesa adversária. Aos 28 minutos, ele recebeu cruzamento de Rafael Galhardo e desviou de cabeça, mas mandou para fora. Aos 36, Rhodolfo fez jogada de atacante, driblou dois marcadores, pedalou e cruzou para a área, mas o zagueiro Fred evitou que Barcos chegasse para finalizar. Aos 40 minutos, o Grêmio definiu o placar. Barcos, o nome do jogo, recebeu na esquerda e cruzou na cabeça de Everton, que desviou forte, sem chances para Nicolas. Quatro minutos depois, o garoto fez ótima jogada e deu passe para o argentino, que quase marcou o seu terceiro gol no jogo. Ele tentou por cobertura e a bola passou muito perto da meta adversária. Mas a chance não fez falta para o Grêmio e também para o Pirata, que pode estar de saída do Tricolor.


União Frederiquense melhorou no segundo tempo e criou boas chances de gol
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO 2015 – 1ª RODADA
GRÊMIO X UNIÃO FREDERIQUENSE

Publicidade

Local: Arena do Grêmio
Data: 31 de janeiro de 2015, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Arbitragem: Daniel Nobre Bins
Gols: Barcos (Grêmio) aos 16 e aos 20 minutos do 1º tempo; Everton (Grêmio), aos 40 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Araújo e Luan (Grêmio)
Cartões vermelhos: Araújo (Grêmio)
Público: 18.568 pagantes

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Rhodolfo, Marcelo Oliveira e Marcelo Hermes; Araújo, Fellipe Bastos, Lincoln (Matias Rodríguez) e Luan (Balbino); Marcelo Moreno (Everton) e Barcos;
Técnico: Luiz Felipe Scolari

UNIÃO FREDERIQUENSE: Nicolas; Régis, Marcelão, Fred e Ronaldinho Gramadense; Jonas, Jovany, Adilson (Geovani) e Jéfferson Luís (Willian Bones); Paulinho Macaíba e Josiel (Ricardinho)
Técnico: Rodrigo Bandeira

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.