Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa do Brasil

Grêmio vence o Campinense, mas duelo terá jogo de volta em Porto Alegre

O Grêmio enfrentou o Campinense nesta quarta-feira, 1º, pela primeira fase da Copa do Brasil no Estádio Amigão, e venceu por 2 a 1. Douglas e Luan marcaram os tentos do Grêmio, enquanto Felipe Alves descontou para a equipe paraibana em uma penalidade. O jogo de volta será no dia 15, na Arena, às 22 horas.

Na segunda fase, o vencedor do confronto vai enfrentar o vencedor de CRB e Amadense. O jogo de volta será na quinta-feira, 2, às 19h30, no Estádio Rei Pelé. Na ida, em Aracaju, o CRB construiu vantagem ao vencer por 2 a 1.

O Grêmio, com quatro títulos da competição no currículo, chegava à Paraíba com a intenção de descartar o jogo de volta, em caso de vitória por dois gols de diferença. Luiz Felipe Scolari não estaria à beira do gramado. O treinador foi suspenso pelo STJD pelas expulsões contra São Paulo e Cruzeiro, no Brasileirão de 2014. Os auxiliares Murtosa e Ivo Wortmann seriam os comandantes na casamata.

Publicidade

Embalado por seis vitórias seguidas no Gauchão, o Grêmio teria jogadores importantes de volta. Marcelo Grohe retornou da Seleção Brasileira e Douglas estava de volta ao meio-campo após cumprir suspensão no final de semana. Matías Rodríguez e Braian Rodríguez participaram das atividades orientadas pelo preparador físico Darlan Schneider em Campina Grande e foram confirmados na escalação.

O Campinense, que completa 100 anos, teria os desfalques do meia Netinho, que estrearia e sofreu uma lesão muscular na segunda-feira; do meia Sandro, com fratura na fíbula e do atacante Alvinho, fraturado na perna esquerda em confronto de ida das quartas de final pela Copa do Nordeste, contra o Bahia. A equipe foi eliminada ao empatar em casa por 0 a 0 e perder por 1 a 0 na Fonte Nova, em Salvador. A aposta da equipe comandada por Francisco Diá seria o contra-ataque, tentando provocar o jogo de volta em Porto Alegre.

A primeira oportunidade surgiu aos dois minutos. Douglas cobrou escanteio e Pedro Geromel aproveitou para concluir na área de perna esquerda. A bola passou próximo do travessão. Aos 13, Geromel lançou e Luan dominou na direita para se desvencilhar de dois marcadores antes de encontrar espaço para finalizar na área. A bola foi desviada e saiu à direita de Gledson. Aos 15, Leandro Santos disparou na esquerda e conseguiu o cruzamento. A bola passou pela área sem que ninguém chegasse para concluir. O Campinense melhorou na partida e passou a reduzir a frequência com que o Grêmio se aproximava da área. O time da casa aproveitava as roubadas de bola para investir em jogadas ofensivas. O Grêmio voltou a criar oportunidade aos 24. Rhodolfo tabelou com Giuliano e Maicon até chegar na cara do gol. O zagueiro finalizou e Gledson salvou com uma boa defesa. Aos 29, Reginaldo recebeu de Jefferson Recife e Rhodolfo chegou para interceptar no momento da conclusão. 

Publicidade

O Grêmio voltou a chegar com perigo aos 27, quando Giuliano fez fila e concluiu na marcação. O Campinense cresceu na partida e apoiado pela torcida, começou a produzir boas ações. Na marca dos 32, Luiz Fernando ergueu a bola da direita e Reginaldo Júnior concluiu à esquerda. Na sequência, aos 33, Felipe Alves alçou na área e Pedro Geromel apareceu para afastar antes do domínio de Reginaldo Júnior. Era um momento de desencontro do Grêmio, que era envolvido pela equipe paraibana. Aos 41, o Grêmio voltou a demonstrar força. Luan avançou pelo meio, passou a bola para Giuliano, que acionou Braian Rodríguez na direita. O uruguaio, mesmo com dores no tornozelo direito, finalizou com força e Gledson defendeu com os pés. Aos 46, para encerrar o primeiro tempo, Luiz Fernando sofreu falta cometida por Ramiro na intermediária. Leyrielton bateu e a bola saiu à direita de Marcelo Grohe.

Na volta do vestiário, o Grêmio teve uma alteração no ataque. Braian Rodríguez, que já havia acusado dores no tornozelo direito, saiu para a entrada de Yuri Mamute. Aos dois minutos, Yuri Mamute ganhou de Jairo e ingressou na área pela direita. O passe encontrou Luan, que dominou no peito e concluiu. A bola saiu à direita de Gledson. O placar foi inaugurado aos cinco minutos com Douglas, que empurrou para a rede na pequena área após Yuri Mamute passar pela marcação na esquerda e cruzar rasteiro. O gol do alívio e tranquilidade. Aos seis, Yuri Mamute foi derrubado por Negretti pela direita. Douglas alçou na área e Yuri Mamute desviou de cabeça. Gledson defendeu. Aos Yuri Mamute disparou na esquerda e cruzou rasteiro. Desta vez, Pedrão afastou. Pela atuação em Campina Grande, o atacante justificava a alcunha de “Mamutelli”.

Aos 14, Gledson abafou em arremate de Matías Rodríguez, que recebeu um passe açucarado de Giuliano pelo lado direito da área. Aos 18, o árbitro marcou pênalti de Matías Rodríguez sobre Jefferson Recife, que invadia a área pela esquerda. O lateral apoiou a mão esquerda nas costas do adversário. Felipe Alves bateu no canto esquerdo, deslocando Marcelo Grohe aos 19 minutos. A comemoração do time da casa foi breve. Aos 22, Yuri Mamute acionou Giuliano na meia esquerda e após um passe em profundidade, Luan ficou de frente para o goleiro Gledson, que foi encoberto com um toque do atacante. O Grêmio precisaria de outro gol para evitar o jogo de volta. Aos 27, Walace entrou na vaga de Maicon. Para aplicar mais velocidade e tentar o terceiro gol, Everton entrou na vaga de Giuliano.

Publicidade

Aos 34, Ramiro cometeu falta sobre Leandro Santos praticamente na meia-lua. Jairo Santos bateu e Marcelo Grohe se esticou no canto direito para espalmar. Na sequência, Jairo Santos alçou na área pela esquerda e Pedrão cabeceou na pequena área. Grohe defendeu com segurança. Aos 37, Everton roubou a bola e avançou pela direita. O passe encontrou Luan na meia-lua. Ele girou e bateu de primeira. A bola passou rente à trave esquerda de Gledson. Nos minutos finais, o volante Leandro Sobral entrou na vaga de Felipe Alves e o Campinense trabalhou para assegurar o jogo de volta. O Grêmio não pressionou e estendeu o confronto para a segunda partida, em Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL – 1ª FASE
CAMPINENSE 1 x 2 GRÊMIO

Local: Estádio Amigão, em Campina Grande (PB)
Data: 1º de abril de 2015, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva (CE)
Assistentes: Arnaldo Rodrigues de Souza (CE) e Nailton Oliveira (CE)
Gols: Douglas (Grêmio) – 5min/2º, Felipe Alves (Campinense) – 19min/2º e Luan (Grêmio) – 22min/2º
Cartões amarelos: Matías Rodríguez e Walace (Grêmio)

Publicidade

CAMPINENSE: Gledson; Leyrielton (Willian), Pedrão, Jairo e Jefferson Recife; Samuel Negretti, Leandro, Neto e Luiz Fernando (Jairo Santos); Felipe Alves (Leandro Sobral) e Reginaldo Júnior
Técnico: Francisco Diá

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon (Walace), Giuliano (Everton), Douglas e Luan; Braian Rodríguez (Yuri Mamute)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.