Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gauchão 2015

Grêmio vence o Juventude e enfrenta Inter ou Brasil na final do Gauchão

O Grêmio enfrentou o Juventude na tarde deste sábado, 18, na Arena, em Porto Alegre, no jogo de volta pela semifinal do Gauchão. A equipe comandada por Felipão venceu por 2 a 1. Luan marcou aos 29 minutos do primeiro tempo. Douglas empatou aos 45 minutos e na etapa final, mas Pedro Geromel sacramentou o triunfo aos 30 minutos. O resultado classificou o Grêmio para a final. No jogo de ida, em Caxias do Sul, o Grêmio havia vencido por 1 a 0, com gol de Giuliano.

A decisão será nos dias 26 de abril e 3 de maio. O Grêmio jogará a primeira partida em casa se o adversário for o Internacional. Em caso de classificação do Brasil de Pelotas, o segundo jogo será na Arena.

Felipão teria a oportunidade de repetir a escalação da partida contra o Campinense na quarta-feira. A única razão para isto não acontecer seria para poupar atletas. No caso de Douglas, com dois cartões amarelos, o treinador poderia evitar uma suspensão na final. Mas preferiu correr o risco e escalou o camisa 10. Os lesionados são Cristian Rodríguez e Ramiro. O uruguaio pode ser novidade na decisão, enquanto o volante ficará afastado dos gramados por seis meses.

Publicidade

No Juventude, nada de lesões e pendurados. Com isso, Picoli poderia repetir a escalação do jogo de ida. Mas não foi o que aconteceu. Itaqui, recuperado de lesão, era novidade na equipe, na vaga de Duda na lateral esquerda. No ataque, Rogerinho entraria na vaga de Brenner. Para não deixar a superstição de lado, a equipe iria utilizar o uniforme laranja, para evocar a alcunha de “Bergamota Mecânica”, símbolo do período de recuperação durante a fase de classificação.
 

Luan abriu o placar após jogada de Giuliano
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Publicidade

Apesar da movimentação das duas equipes, as oportunidades de gol não apareceram nos primeiros minutos. A primeira boa ação foi do Grêmio aos 13. Giuliano tabelou com Luan, que arrematou de fora da área. Airton defendeu sem problemas. Aos 18, Douglas dominou na meia direita e bateu. A bola ganhou altura e passou longe do gol. Ainda aos 22 minutos, Picoli promoveu uma alteração e mudou esquema tático. O zagueiro Pereira sentiu dores musculares na coxa esquerda e deixou o gramado para a entrada de Lucas. Era um esboço de que a equipe seria mais agressiva. Aos 23, Douglas cobrou escanteio da direita e a bola sobrou para Rhodolfo na área. O zagueiro finalizou sobre o goleiro Airton. O Grêmio dominava e chegou ao gol aos 29 minutos. Giuliano fez bela jogada ao driblar três marcadores na intermediária e acionar Luan na direita da grande área. Sem marcação, ele apenas deu um tapa por baixo do goleiro Airton no canto direito. 

Aos 34, Braian Rodríguez desperdiçou. O atacante foi acionado por Giuliano na esquerda da grande área e bateu em cima do goleiro Airton. A bola ainda tocou no uruguaio e saiu em tiro de meta. Aos 36, Matías Rodríguez cruzou da direita e Braian Rodríguez errou a bola no momento do chute. O uruguaio se recuperou, ficou com a bola e arrematou na pequena área. Airton mandou para escanteio. Aos 37, Giuliano dominou na direita e rolou para Giuliano. O chute foi no ângulo direito e Airton saltou para defender. Na sobra, Douglas estava impedido. Na primeira jogada efetiva do Juventude, o empate. Aos 45 minutos, Rogerinho alçou a bola na área a partir da direita e Douglas ganhou da defesa para cabecear no canto esquerdo de Marcelo Grohe. Um fio de esperança para o time caxiense, que precisaria de apenas um gol no segundo tempo para se classificar.
 

Publicidade

Giuliano voltou a ter boa atuação e contribuiu com assistência no gol de Luan
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Como no primeiro tempo, o Grêmio tinha a posse da bola e domínio das ações na etapa final. O Juventude se limitava a roubar a bola e sair em contra-ataque. A primeira boa oportunidade surgiu aos 11. Douglas conduziu pelo meio e abriu para Luan na esquerda. Ele abriu espaço diante da marcação e bateu de perna direita em direção ao canto esquerdo. Airton se espichou e espalmou para escanteio. A atuação do Grêmio era mais discreta, apesar de monopolizar a partida. Para levantar o torcedor e fornecer mais poder ofensivo, Braian Rodríguez foi substituído por Yuri Mamute aos 17. Na busca pelo gol da classificação, Picoli queria aproveitar o momento de baixa vivido pelo Grêmio na partida para ameaçar. O amarelado Alan Schons deu lugar ao atacante Brenner aos 26.

Para evitar qualquer surpresa e garantir a classificação à final, o Grêmio chegou ao segundo gol na bola parada. Douglas cobrou escanteio na esquerda e Pedro Geromel saltou para cabecear com perfeição no canto esquerdo de Airton aos 30 minutos. Aos 34, as alterações aconteceram conforme os interesses de cada lado. No Grêmio, Walace entrou na vaga de Douglas e no Juventude, o atacante Zulu ingressou no lugar do volante Vacaria. Um lance aos 37 gerou preocupação. Yuri Mamute arrancou pela esquerda, ingressou na área e arrematou de perna esquerda. Durante a jogada, o atacante sofreu uma entorse no tornozelo direito e precisou deixar o gramado. Lincoln foi para o gramado e seria o atleta mais adiantado nos minutos finais. Aos 47, Luan avançou a dribles e foi travado somente por Héverton no momento da conclusão. O Grêmio administrou a vantagem nos três minutos que restavam, não chegou a ser ameaçado pelo Juventude e aguarda por Inter ou Brasil de Pelotas na decisão.

Publicidade

FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 2015 – SEMIFINAL
GRÊMIO 2 x 1 JUVENTUDE

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 18 de abril de 2015, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Lima
Assistentes: José Eduardo Calza e Marcelo Oliveira e Silva
Cartão amarelos: Alan Schons (Juventude)
Gols: Luan (Grêmio) – 29min/1º, Douglas (Juventude) – 45min/1º e Pedro Geromel (Grêmio) – 30min/2º

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Maicon, Fellipe Bastos, Douglas (Walace), Giuliano e Luan; Braian Rodríguez (Yuri Mamute, depois Lincoln)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Publicidade

JUVENTUDE: Airton; Pereira (Lucas), Diogo e Héverton; Helder, Vacaria (Zulu), Alan Schons (Brenner), Wallacer e Itaqui; Douglas e Rogerinho
Técnico: Picoli

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.